Em janeiro de 2024, a Figure assinou o seu primeiro acordo comercial com a BMW para implementar o seu robô humanoide nas instalações de produção do fabricante automóvel alemão em Spartanburg, Carolina do Sul.
Agora, segundo a notícia do Interesting Engineering, a empresa de robótica com sede na Califórnia lançou um vídeo que mostra o seu robô humanoide a executar o seu primeiro trabalho participando no processo de montagem do veículo.
O humanóide é totalmente autónomo, com todas as manipulações mostradas no vídeo conduzidas por redes neuronais que mapeiam os pixéis diretamente nas ações.
Há alguns meses, a Mercedes já tinha anunciado que também estava a empregar o robô Apollo da Apptronik para realizar tarefas simples como a recolha e transporte de objetos, ajudando a aliviar a carga dos seus colegas humanos.
Os versáteis robôs da Figure são capazes de executar uma vasta gama de trabalhos de fabrico, incluindo o manuseamento de chapas metálicas, várias operações em oficina e a supervisão do armazém.
O robô totalmente elétrico tem 1,6 metros de altura, pesa 60 kg com uma carga útil de 20 kg e funciona durante 5 horas com carga.
A Figure anunciou durante a sua implantação em janeiro que os robôs iriam passar por um treino de doze a vinte e quatro meses. Após este período de formação, serão integrados nas instalações com as competências específicas exigidas para cada tarefa.
As redes neuronais permitem a manipulação de objetos convertendo os pixéis das câmaras em ações dos robôs. As capacidades do humanóide são desenvolvidas a partir de um modelo de linguagem de visão da OpenAI, que obtém os dados das câmaras. As redes neuronais da Figure processam imagens a 10 Hz através das câmaras do robô e, a 200 Hz, produzem ações com 24 graus de liberdade.
Embora o sistema esteja a funcionar a um ritmo moderado, o vídeo abaixo mostra estas características, destacando como as redes neuronais conduzem todas as manipulações, mapeando os pixéis diretamente em ações.
Vários fabricantes de automóveis estão a explorar robôs humanóides para produção. A par da BMW e da Mercedes, empresas como a Honda e a Hyundai têm experimentado durante anos robôs semelhantes aos humanos para automatizar tarefas repetitivas e perigosas nas linhas de montagem.
A empresa sublinha que existem cerca de 10 milhões de empregos inseguros ou indesejáveis apenas nos Estados Unidos.
Segundo este relatório, o envelhecimento da população irá exacerbar os desafios de expansão da força de trabalho, conduzindo à estagnação do crescimento da oferta de trabalho neste século. O crescimento contínuo requer maior produtividade, necessitando de mais automatização.
Fundada em 2022 por Brett Adcock, a Figure avançou rapidamente graças a uma equipa talentosa composta por antigos colaboradores de gigantes tecnológicos como a Boston Dynamics, Tesla, Google DeepMind e Archer Aviation.
Fonte:da Redação e da maistecnologia
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP