Relembrando o passado, aquando do lançamento do Windows 10, a Microsoft implementou um programa que permitia a actualização gratuita de sistemas operativos anteriores, com especial destaque para o Windows 7, que na altura dominava a quota de sistemas de escritório. Este programa estava limitado no tempo, tendo terminado oficialmente em Julho de 2016.
No entanto, a Microsoft adoptou uma postura pragmática e continuou a permitir as actualizações gratuitas, mesmo após o término oficial do programa. Mesmo não estando oficialmente permitido, os servidores de activação continuaram a aceitar e a activar equipamentos no Windows 10, registando-os para sempre.
Com o lançamento do Windows 11, a Microsoft ativou outro programa semelhante, mas desta vez limitado a equipamentos com licença válida de Windows 10 e que cumprissem os requisitos de hardware, que aumentaram nesta versão. No entanto, as actualizações gratuitas continuaram a funcionar, quer directamente para o Windows 11, quer passando pelo Windows 10.
Paul Thurrot, um conhecido blogger de tecnologia, afirma ter testado a versão mais recente do Windows 11 Insider Preview e já não é possível a activação.
No entanto, existe uma solução para quem ainda quer manter o seu sistema operativo legalizado. Adquirir uma licença de Windows 10 garantirá a legalização do Windows até ao fim do seu suporte em Outubro de 2025. Regularmente, existem promoções onde é possível adquirir licenças do Windows 10 por valores baixos. Estas chaves são legais e permanentes, e uma vez activada, é possível manter-se no Windows 10 ou realizar a actualização gratuita para o Windows 11 a qualquer momento.
Na minha opinião, esta decisão da Microsoft faz sentido, uma vez que incentiva os utilizadores a atualizarem os seus sistemas operativos para versões mais recentes e seguras. No entanto, é importante que a Microsoft continue a oferecer soluções acessíveis para os utilizadores que ainda não fizeram a transição para o Windows 10 ou 11.
Fonte:da Redação e da maistecnologia
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP