A crítica dos utilizadores no Metacritic é de 2,4 em 10, baseada em 54 opiniões, enquanto a dos analistas de meios de comunicação é de 76 em 100. Na Steam, as opiniões são muito mais numerosas, e neste momento, de 3.782 críticas, 55% são positivas. Ainda assim, este percentual parece baixo para um jogo desta magnitude.
A maior fonte de críticas é o facto de os utilizadores se queixarem das poucas diferenças entre o EA Sports FC 24 e o FIFA 23, o jogo do ano passado. Além disso, os jogadores criticam a presença de erros durante o jogo, como falhas na física, problemas com a IA ou situações pouco realistas durante os jogos.
As vendas em formato físico do EA Sports FC 24 foram decepcionantes. Apesar de ter sido o segundo jogo mais vendido do ano no Reino Unido, as suas vendas em formato físico são 30% inferiores às do FIFA 23. Uma das razões para isso é a mudança de nome, que pode ter confundido muitos utilizadores. Outro factor é o aumento da relevância do formato digital, que pode compensar a queda nas vendas físicas.
As críticas ao FIFA não são novas. Há anos que cada nova entrega do FIFA é criticada com o frequente “é o mesmo do ano passado”. Ainda assim, o FIFA 23 também sofreu um review bombing e no Metacritic obteve um 2,5 que se manteve até este ano. As queixas também foram dirigidas ao seu foco nas microtransações e nas mecânicas do jogo.
Não é claro se este tipo de críticas multitudinárias acaba por ter um impacto real nas vendas e sucesso dos videojogos e de outros produtos digitais. Há um problema real aqui porque não há barreiras para publicar essas críticas negativas. Por outro lado, temos os problemas que a Amazon enfrenta com as críticas falsas, que tentam impulsionar o posicionamento de certos produtos.
No mundo dos videojogos, os fenómenos de review bombing são cada vez mais frequentes. Ocorreu recentemente com o Starfield, mas pouco depois soubemos que 10 milhões de pessoas tinham jogado este videojogo. Ainda assim, não parece que este e outros jogos sejam especialmente impactados negativamente por estes ataques por parte das comunidades de utilizadores.
Apesar das críticas negativas, não está claro se estas têm um impacto real nas vendas e sucesso dos videojogos. No entanto, é evidente que as empresas de videojogos precisam de prestar mais atenção às expectativas e experiências dos seus utilizadores para evitar tais críticas no futuro.
Fonte:da Redação e da maistecnologia
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
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