26
Sex., Abr.
0 New Articles

MOÇAMBIQUE CELEBRA DIA AFRICANO DE MEDICINA TRADICIONAL

MOÇAMBIQUE CELEBRA DIA AFRICANO DE MEDICINA TRADICIONAL

Saúde
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O chefe do departamento de saúde pública em Nampula, Américo Barata, afirmou este sábado que a conta com quatro mil praticantes da Medicina Tradicional, para a integração de cuidados da saúde.


Américo Barata falava na praça dos heróis moçambicanos em Nampula, por ocasião do Dia Africano da Medicina Tradicional, assinalado quinta-feira.
Segundo Barata, a Medicina Tradicional tem por objectivo salvar a saúde da população e o sector que dirige tem a necessidade de coloca-la no sistema para facilitar a obtenção dos seus serviços.
Em Sofala, a Ametramo denuncia a entrada na província de médicos tradicionais estrangeiros considerados desonestos e que estão a extorquir valores monetários aos cidadãos.
A denúncia foi feita este sábado, na Beira, pelo Vice-presidente da Associação dos Médicos Tradicionais em Sofala, Daniel da Costa, durante as celebrações do Dia Africano da Medicina Tradicional, assinalado quinta-feira.
Daniel da Costa disse que a agremiação tem estado a receber queixas, diariamente, de cidadãos burlados por médicos tradicionais estrangeiros, sobretudo de nacionalidade malawiana.
Segundo Da Costa, aqueles indivíduos, ao escalarem a província de Sofala, não se apresentam às autoridades da Ametramo, violando, deste modo, os princípios da agremiação.
Entretanto, a directora regional da Organização Mundial da Saúde para África, Matshidiso Moeti, exorta as autoridades a melhorarem a regulamentação dos praticantes, práticas e produtos da medicina tradicional.
A exortação surge à luz das celebrações, esta sexta-feira, do Dia Africano de Medicina Tradicional, que decorrem sob o lema “Integração da Medicina Tradicional nos sistemas de saúde na região africana: o caminho percorrido”.
Matshidiso Moeti encoraja os governos a investirem em pesquisas biomédicas e operacionais, visando alargar o âmbito de aceitação das melhores práticas da medicina tradicional nos sistemas nacionais de saúde.

 


Fonte:da Redação e Por RM
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus