19
Sex., Abr.
0 New Articles

São Tomé e Príncipe admite não conseguir eliminar o paludismo até 2025

Saúde
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Assinalou-se esta segunda-feira o dia internacional de luta contra a malária, uma doença originada pela picada de um mosquito que em 2020 afectou mais de 241 milhões de pessoas e causou mais de 627 mil mortos pelo mundo fora, na sua grande maioria (95%) na África subsariana e mais especificamente crianças com menos de cinco anos.


Apesar de existir desde 2002 um Fundo Mundial de Luta contra a Sida a Tuberculose e o Paludismo, um fundo que permitiu já grandes progressos no combate a estas doenças, esta continua a ser uma luta desigual. Isto tanto mais que durante estes últimos dois anos em que o mundo esteve a braços com a covid-19, as outras doenças e nomeadamente a malária ficaram um pouco para trás, muito embora existam tratamentos e inclusivamente vacinas a serem desenvolvidas.

São Tomé e Príncipe, país com fraca incidência desta doença, tem sido um dos terrenos de pesquisas para encontrar vias alternativas de combate ao paludismo. Uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia tem estado a analisar os mosquitos existentes no país com vista a eventualmente explorar a possibilidade de criar um mosquito transgénico que contribua para eliminar a doença.

A eliminação do paludismo é precisamente um objectivo que ainda há poucos meses, em Novembro passado, o governo são-tomense considerava acessível em 2025.

Mas isto era antes das intempéries que favoreceram o surgimento de mais casos, como refere João Alcântara, coordenador nacional da luta contra o paludismo em São Tomé e Príncipe, o nosso convidado neste magazine.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus