O islamismo foi fundado pelo profeta Maomé, nascido em Meca, por volta de 570, na Arábia Ocidental. O que aceita a fé do islamismo é chamado de muçulmano.
O profeta Maomé, líder religioso máximo do Islamismo, nasceu na cidade de Meca por volta do ano de 570. Aos 40 anos de idade teria recebido o chamado do anjo Gabriel, que se dizia enviado por Deus para que o povo encontrasse o "verdadeiro Deus". Aqueles que acreditassem e obedecessem às leis do Alcorão seriam recompensados com o paraíso.
Em 622 Maomé migrou para Medina fugindo de seus opositores, migração que ficou conhecida como Hégira, marcou o início do calendário islâmico. Em Medina tornou-se chefe da nova comunidade religiosa. Em 629 foi em peregrinação a Meca, onde foi reconhecido como líder religioso. O profeta faleceu em 632, após ter espalhado o islamismo em grande parte da Península Arábica.
Ver também o significado de Califa.
A Meca, situada na Arábia Saudita, é a cidade sagrada dos muçulmanos, sua fundação é atribuída aos descendentes de Ismael, primeiro filho de Abraão. Foi em Meca que nasceu e está enterrado o Profeta Maomé.