file A VINDA DE CRISTO – PARTE II

7 anos 3 meses atrás #190 por Malaquias
COM_KUNENA_MESSAGE_CREATED_NEW
Leitura: II Tm 4.1-5

Versículo para Memorizar: II Tm 4.1, “Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,”

Introdução: Na primeira parte deste estudo sobre a vinda de Cristo, estabelecemos os fatos que a vinda de Cristo será necessariamente tanto literal quanto futura. A mensagem dos anjos que se puseram junto dos apóstolos na hora da ascensão de Cristo estabelece estes dois fatos quando disseram: “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (At 1.11). Queremos ampliar este estudo básico enfatizando outros dois fatos que caracteriza a Sua vinda.

Uma Vinda Óbvia e Repentina – Novamente, a mensagem dos anjos estabelece esses fatos, pois disseram: “há de vir assim como para o céu o vistes ir” (At 1.11). Na ocasião da sua ida Jesus estava ensinando aos apóstolos sobre o próximo evento que foi necessário para cumprir a profecia, ou seja, a vinda do Espírito Santo marcadamente para ratificar a instituição que Ele estabeleceu durante o Seu ministério.

Sem pormenores, sem show e sem nenhuma proclamação geral e pública Cristo, imediatamente, enquanto ensinava sobre a vinda do Espírito Santo, “vendo-o eles”, Jesus, física e literalmente, “foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.” (At 1.9) Já sabemos que Cristo voltará como foi, ou seja, a Sua segunda vinda será óbvia e repentina. Assim foi a Sua ascensão.

Jesus ensinou abertamente que a Sua vinda será testemunhada tanto pelos Seus como pelos incrédulos. Na ocasião em que Jesus foi traído, levaram-no ao sumo sacerdote para buscar algum testemunho contra Ele com intenção de culpá-lO de morte. Naquela ocasião, depois de infrutíferos esforços tentaram achar nEle algo errado, o sumo sacerdote lhe perguntou: “És Tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?” Jesus respondeu dizendo: “Eu o sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do poder de Deus, e vindo sobre as nuvens.” (Mc 14.53-62). Sem rodeios Jesus ensinou que a Sua vinda será óbvia.

Outra vez, aos discípulos, antes do tempo da Sua traição, Jesus preparou-lhes sobre a Sua vinda para que eles não fossem enganados. Nessa instrução Ele enfatizou que a vinda dEle não seria algo feito num canto sem todos saberem. Assim Ele ensinou: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.”, (Mt 24.24-27). Não há dúvida, Jesus ensinou que a Sua vinda será óbvia e repetina.

Em Apocalipse, Jesus ensinou a João sobre a Sua vinda: “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.”, Ap 1.7. Jesus claramente deixou todos avisados sobre a Sua vinda que “todo o olho verá”, sim os olhos de todos as pessoas de todos os tempos! Ele ainda adiantou que saberão quem Ele é e o que Ele vem fazer, ou seja, julgar os pecadores pelos seus pecados. Por isso “todas as tribos da terra lamentarão sobre Ele”.

Considerando que a vinda de Cristo será óbvia e repentina, você estará entre esses que lamentarão a vinda de Cristo? Ou estará entre os que com gozo esperam por Ele? A vinda de Cristo pode ser hoje. Como será contemplada a Sua vinda por você?

Uma Vinda Militante e Cristocêntrica – Dizer que a segunda vinda de Cristo é militante quer dizer que a vinda de Cristo será com violência, guerra e luta. A Sua vinda não será com a paz, mas com uma espada aguda saindo da Sua boca para ferir com ela as nações (Ap. 19.11-15). Dizer que a segunda vinda é Cristocêntrica aponta que Cristo mesmo virá com ação militante (Ap. 19.16, “E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.”). Observa o que afirma o nosso versículo para memorizar:

Existem muitos que querem crer que o mundo está cada vez melhor. Segundo estes, o crime está sendo controlado, as famílias estão tendo mais entendimento entre elas, e pela pregação da Palavra de Deus o mundo está sendo conquistado pela paz para o retorno pacífico do Rei Jesus. Alguns crêem que já estamos no milênio e logo as espadas serão convertidas em pás, as lanças em foices e nenhuma nação levantará contra outra.

Não obstante ao que alguns crêem, o mundo é corrupto, piorando cada vez mais. Sem dúvida nenhuma pode ser afirmado que o mundo é caso perdido! Também, apesar da esperança enganosa de alguns, podemos estabelecer o fato que o homem não está melhorando. Do coração corrupto do homem estão saindo constantemente maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias (Mt 15.19; Jr 13.23). O mundo não vai melhorar por si, nem o coração do homem. É guerra que está vindo ao mundo, não a paz. É julgamento dos pensamentos e das ações do homem que estará para vir, não a paz.

Se Cristo não veio ainda, não é porque Ele espera o mundo ou o coração do homem melhorar. Creio que é porque ainda está salvando os Seus. Portanto irmãos, até o tempo que Ele venha temos trabalho para fazer. Preguem a Palavra de Deus! Os que ainda não estão em Cristo têm responsabilidade diante de Deus. Arrependem já e crêem pela fé em Cristo para estar pronto na Sua vinda militante.

Salmo 110.1 é usado por alguns para enfatizar que Cristo não virá a não ser quando os inimigos dEle estiveram dominados, ou seja, tudo estará em paz. Todavia, pelo mesmo contexto, versículos 5-6, este dia será um dia de ira quando o Senhor ferirá os reis. Será um dia em que as aves se encherão dos corpos mortos dos grandes e pequenos (Apocalipse 19.13-18). Este tempo vem quando Cristo voltar. Seguramente a Sua vinda será militante e Cristocêntrica e não em paz. Ele trará a paz e por isso somos pré-milenaristas, mas só depois da guerra.

O apóstolo Paulo ensinou aos da igreja em Tessalônica para sofrer as perseguições, descansando no fato que Cristo, na Sua volta, colocará tudo em ordem. Ele explica claramente que essa vinda literal, óbvia, e repentina será militante e Cristocêntrica. Paulo escreve aos Tessalonicenses ensinando que Jesus virá “Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo”, II Ts 1.8.

O Apóstolo Paulo ensinou a Timóteo (I Tm 6.14-15) a ser um bom exemplo dos fieis até a volta de Jesus. Naquela ocasião Cristo será manifesto como o “único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores;” Nessa volta, como diz o nosso versículo para memorizar, Cristo vem julgar os vivos e os mortos, ou seja, a Sua volta será militante e Cristocêntrica.

Portanto, qualquer explicação de escatologia, quando trata dos eventos da segunda vinda, que não aponta a Cristo mesmo voltando literal e repentinamente, com uma espada para ferir as nações, é contrária à revelação Bíblica. Há muito que não sabemos, mas há fatos que podemos afirmar. Que Cristo será exaltado é confirmado biblicamente.

A volta de Cristo será militante sobre os inimigos. Portanto arrependei-vos já! Reconciliai-vos já com Deus pela fé em Jesus Cristo (II Co 5.19-21). Pode ser que Cristo volte hoje!

A volta de Cristo será para galardoar os fieis (II Tm 4.8; I Pe 1.7). Portanto, esteja vigilante! Esteja em oração constante! Esteja obediente em amor! Pode ser que Cristo volte hoje!

Por favor Autenticar para se juntar à conversa.