Sidebar

Jejum

Mais
8 anos 3 semanas atrás #301 por Malaquias
Jejum foi criado por Malaquias
Leitura: Is 58.1-14

Significado: [Do lat. jejunu, adj. que tomou o lugar do subst. jejuniu.]S. m. 1.Abstinência ou abstenção total ou parcial de alimentação em determinados dias, por penitência ou prescrição religiosa ou médica. (Dicionário Aurélio)

O Jejum é uma prática às vezes menosprezada ou usada abusivamente.

Na Bíblia, jejum é uma abstenção de alimentos com finalidades espirituais.
Não é Greve de fome. Não é para pressionar a Deus que satisfaça nossos caprichos.
Não é dieta. Não tem o propósito de perder peso ou melhorar a silhueta.

Propósitos do Jejum:

· Glorificar a Deus. Agradá-lo e não forçá-lo a fazer o que queremos (Rm 14.6-9; Zc 7.5)
· Se nosso jejum não é para Deus, então fracassamos. Benefícios físicos, êxito na oração, dotação de poder, discernimentos espirituais – estas coisas nunca devem tomar o lugar de Deus como centro de nosso jejum. João Wesley declarou: ‘Primeiro, seja ele [o jejum] feito para o Senhor com nosso olhar fixado unicamente nele. Que nossa intenção seja esta, e esta somente, de glorificar a nosso Pai que está no céu...’. Esse é o único modo de sermos salvos de amar mais a bênção do que Aquele que abençoa.* Exercer domínio sobre a alma (Sl 69.10) Afligir a carne (Sl 35.13; 1 Co 9.27)
· Mostrar a Deus nossa total necessidade DELE (2 Cr 20.3; Ed 8.21; Et 4.3)
· Humilhar-nos e buscarmos o favor de Deus (Sl 35.13; Jn 3.5).
· Buscar direção de Deus (At 13.2,3)
· Como reforço para a batalha espiritual (Mt 17.21)

O jejum no AT

Geralmente ia do amanhecer ao anoitecer. Eram usados para:
1.Expressar a premência do apelo a Deus em tempos de perigo (1 Sm 31.13)
2.Demonstrar seriedade ao apelar a Deus (Ed 8.23)
3.Indicar arrependimento (Jn 3.5-10; 1 Rs 21.27)
4.Honrar a seriedade do Dia da Expiação (Lv 16.29-31)
Depois foram acrescentados dias comemorativos, quando jejuavam (Zc 8.19)
O jejum também podia ser realizado por causa de infortúnios nacionais, como uma praga ou invasão inimiga (Jr 36.6)

O Jejum no NT

Os fariseus jejuavam todas as segundas-feiras e terças-feiras ou quintas-feiras.
Jesus não ordenou o jejum, mas certamente esperava que os cristãos jejuassem (Mt 6.16; 9.14,15)

O jejum deve ser acompanhado de uma atitude interior e não exterior (Jl 2.12,13; Is 58.5,6; Mt 6.16).
Jejum não é substituto para a obediência.

O Jejum pode ser total (Et 4.16; At 9.9) ou parcial (Mt 4.2; Dn 10.3)
Em alguns momentos houve uma ação sobrenatural (Dt 9.9; 1 Rs 19.8), capacitando a um jejum muito demorado, que não deve ser praticado sem estrita ordem divina.
Jejum absoluto demorado, quando ordenado por Deus (Ex 24.12,15,18;1 Rs 13.8,9)

O Jejum pode ser individual ou coletivo.
Em 1756, o rei da Inglaterra convocou um dia de solene oração e jejum por causa de uma ameaça de invasão por parte dos franceses. João Wesley registrou este fato em seu Diário, no dia 6 de fevereiro: ‘O dia de jejum foi um dia glorioso, tal como Londres raramente tem visto desde a Restauração. Cada igreja da cidade estava mais do que lotada, e uma solene gravidade estampava-se em cada rosto. Certamente Deus ouve a oração, e haverá um alongamento da nossa tranqüilidade’. Em nota ao pé da página, ele escreveu: ‘A humildade transformou-se em regozijo nacional porque a ameaça da invasão dos franceses foi impedida’

Usado com fins errados (1 Rs 21.12; Zc 7.5)
Não deve ser feito para engrandecer-se ou mostrar espiritualidade (Mc 2.18-20).

Personagens bíblicos que jejuaram:

Jesus (Mt 4.2);
Moisés (Ex 34.28);
Elias (1 Rs 19.8);
Paulo (2 Co 11.27);
Cornélio (At 10.30);
Ana (Lc 2.37);
Davi (2 Sm 12.16);
Neemias (Ne 1.4);
Ester (Et 4.16);
Daniel (Dn 9.3).

Práticas associadas ao jejum:

a) Leitura da Palavra
b) Oração (Ne 9.1; Jr 14.12; Zc 7.3-5)
c) Consagração (Sl 51.17)
d) Abstinência sexual (1 Co 7.5 ACF, NKJ*)

Aspectos práticos a serem observados:

- Começar com períodos curtos, em jejum parcial.
- Antes do jejum, controlar café, não encher o estômago.
- Encerrar o jejum com uma refeição leve.
- Cuidado com a abstenção demorada de açúcar.
- Não iniciar jejuns absolutos prolongados sem experiência ou recomendação médica.

Em algumas situações não é recomendado: grávidas, diabéticos, cardiopatas. Ver Mt 15.32.

* ACF - Almeida Corrigida Fiel (SBTB)
NKJ - New King James.

Obras consultadas:
FOSTER, Richard J. Celebração da Disciplina. São Paulo: Vida, 2001 10ª impressão

Por favor Entrar para participar da conversa.

We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies.
Ok, I've understood! Decline More Info

Cookies Policy


General Use

We use cookies, tracking pixels and related technologies on our website. Cookies are small data files that are served by our platform and stored on your device. Our site uses cookies dropped by us or third parties for a variety of purposes including to operate and personalize the website. Also, cookies may also be used to track how you use the site to target ads to you on other websites.

Third Parties

Our website employs the use the various third-party services. Through the use of our website, these services may place anonymous cookies on the Visitor's browser and may send their own cookies to the Visitor's cookie file. Some of these services include but are not limited to: Google, Facebook, Twitter, Adroll, MailChimp, Sucuri, Intercom and other social networks, advertising agencies, security firewalls, analytics companies and service providers. These services may also collect and use anonymous identifiers such as IP Address, HTTP Referrer, Unique Device Identifier and other non-personally identifiable information and server logs.