25
Qui., Abr.
0 New Articles

governante explicou que o processo de avaliação interna e externa

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, exorta as Instituições de Ensino Superior, IES, a avaliarem os cursos que leccionam para serem acreditados no país.

O ministro exorta ainda às IES a solicitarem, na Comissão Nacional de Avaliação da Qualidade, a emissão do alvará, de modo que apetrechem a qualidade do ensino, bem como funcionem dentro de padrões legalmente estabelecidos no país.

Nhambiu fez este pronunciamento este sábado, durante a cerimónia de graduação dos 65 estudantes do Instituto Superior de Educação e Tecnologia, ISET, One World University, OWU, havida no Posto Administrativo de Changalane, distrito de Namaacha, província de Maputo.

O governante explicou que o processo de avaliação interna e externa para fins de acreditação de cursos e instituições constitui um mecanismo que visa assegurar que os moçambicanos que acedam às instituições possuam informações prévias detalhadas sobre a qualidade dos cursos, bem como a reputação da instituição.

O alvará é crucial porque é através dele que o Governo confira a legitimidade do funcionamento de uma IES, medida que, segundo Nhambiu, ajuda a evitar que os moçambicanos frequentem instituições que não estejam a operar dentro do quadro legal em vigor.

Para o ministro, este é um mecanismo que “visa assegurar que todo o cidadão que aceda às Instituições de Ensino Superior, sejam elas públicas ou privadas, possua a informação sobre a qualidade dos cursos ministrados e a reputação da instituição, como pressuposto para garantia de uma formação e educação qualitativa e relevante para os desafios de desenvolvimento nacional”.

Na ocasião, o governante afirmou que todo o processo será efectuado através do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior, entidade subordinada ao seu pelouro.

Nhambiu sublinhou que o processo de avaliação interna e externa para fins de acreditação de cursos e instituições, bem como da solicitação de emissão de alvarás para o funcionamento das IES, de acordo com o quadro legal em vigor, constitui uma “necessidade incontornável de se proceder”.

 

 

Fonte:RM

Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews