A Marcha Mundial das Mulheres (MMM) é um movimento de acções feministas constituído por grupos de mulheres que trabalham para a eliminação das causas que originam a pobreza e violência contra mulheres.
Em 2014, Moçambique assumiu o Secretariado Internacional da Marcha Mundial das Mulheres por um mandato de seis anos. O Secretariado Internacional, SI, coordena as actividades mundiais do movimento entre si e em colaboração com os seus parceiros internacionais.
Actualmente, a MMM tem 72 Coordenações Nacionais e vários grupos participantes em redor do mundo. Estas entidades funcionam de forma autónoma com acções globais conjuntas, sob coordenação do Secretariado Internacional e do Comité Internacional.
Para Graça Samo, Coordenadora do Secretariado Internacional da MMM, o país acolhe pela primeira vez esse evento e será um momento especial “porque este encontro acontece num contexto em que o mundo vive uma grande crise sistémica, uma crise do sistema capitalista com impactos muito adversos na vida das mulheres.
Enquanto os distintos poderes tentam manter a sua sobrevivência através da expropriação, exploração e acumulação exacerbada dos recursos naturais, que agrava as mudanças climáticas e seus impactos, as mulheres são obrigadas a pagar o preço da carência, através da exploração do seu corpo e do seu trabalho usando-se a violência como mecanismo de controlo. Mas, “nós mulheres não aceitamos permanecer como vítimas deste sistema, somos sujeito político para mudar a vida das mulheres e mudarmos o mundo. Este encontro dar-nos-á oportunidade de juntas reafirmarmos as nossas resistências a todas as formas de opressão, exploração e violência, mas sobretudo de podermos definir a nossa agenda comum, reforçarmos as nossas alianças com outros movimentos para juntas seguirmos em defesa da sustentabilidade da vida”.
Fonte:RM
Reditado para:Noticias Stop 2016