que vieram ao país por ocasião da quadra festiva.
Números apurados ao nível dos serviços de Migração dão conta que são trinta e cinco mil pessoas que irão atravessar a fronteira moçambicana. É movimento, sobretudo, de mineiros que deverão se apresentar nos seus postos de trabalho a partir desta segunda-feira.
Este domingo, as filas de viaturas partiam da portagem da Moamba à cerca de vinte quilómetros da vila fronteiriça de Ressano Garcia.
Depois de se ter atingido o pico de saída, este domingo, as autoridades deste posto fronteiriço esperam saiam por Ressano Garcia cerca de duzentas e sessenta mil pessoas.
As autoridades moçambicanas e sul-africanas criaram um posto conjunto no quilómetro quatro do lado moçambicano, para o atendimento de mineiros.
Entretanto, os mineiros moçambicanos com problemas de passaporte beneficiam de uma medida especial para regressarem aos seus postos de trabalhos na África do sul. A medida resulta do entendimento entre as autoridades dos dois países e visa para permitir que esses trabalhadores, cujos passaportes biométricos registam problemas técnicos na leitura electrónica na fronteira de Ressano Garcia, regressem a África do sul, enquanto se resolve o problema.
Um comunicado do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social. MITESS, dá conta que todos os mineiros cujos passaportes apresentam problemas técnicos estão a ser atendidos em regime especial no quilómetro quatro, conhecido por posto da Frigo, em Ressano Garcia. (RM Maputo)
Fornecido por: RM.CO.MZ 2016.( STOP)