A última homenagem a Dom Jaime Gonçalves terá lugar na igreja Nossa Senhora de Fátima e o enterro no Cemitério Santa Isabel.
O Chefe do Estado moçambicano, que já desembarcou na cidade da Beira, faz se acompanhar pela esposa Isaura Nyusi e pelo Ministro da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Isaque Chande.
Crentes da arquidiocese da Beira participaram ontem à noite numa vigília de oração em homenagem a Dom Jaime Gonçalves.
O representante dos Bispos de Moçambique, Dom João Carlos, disse na ocasião, que o desaparecimento físico do antigo Arcebispo da Beira, coloca novos desafios para a comunidade cristã no país.
O antigo arcebispo da Beira e negociador do Acordo Geral de Paz, Dom Jaime Pedro Gonçalves, morreu na madrugada de quarta-feira na cidade da Beira.
Foi arcebispo da arquidiocese da Beira desde 4 de Junho de 1984 até 14 de Janeiro de 2012, altura em que passou para a reforma, sucedido por Dom Claudio Dalla Zuanna.
Em finais de Setembro de 2014, Dom Jaime lançou “A Paz dos Moçambicanos “, uma obra de 153 páginas onde, ao longo dos 12 capítulos, desperta a necessidade da consciencialização no convívio social, de modo que a paz se torne num recurso permanente, contribuindo para que a sociedade perceba que cada cidadão, no seu contexto, é um actor activo na preservação da paz.
Fornecido por:Rm.co.mz 2016 ( Stop.co.mz )