O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, efectua a partir desta quinta-feira uma vista de trabalho de quatro dias ao Malawi.
Nesta visita, que decorre no quadro do fortalecimento das relações de amizade e cooperação bilateral, o ministro Balói será recebido amanhã pelo Presidente Peter Mutharika e igualmente pelo seu homólogo malawiano, George Chaponda.
Durante a sua estadia no Malawi, o governante moçambicano fará uma visita ao centro de acolhimento dos deslocados moçambicanos em Kapise, no distrito malawiano de Mwanza.
Na última terça-feira, o governo decidiu mandatar uma missão de alto nível para averiguar com profundidade a situação dos moçambicanos que se encontram no Malawi, bem como as medidas de apoio e assistência necessária nos dominós da saúde, educação, entre outros.
A informação foi tornada pública pela Vice-ministra da Cultura e Turismo Ana Comuane no término de mais uma sessão do Conselho de Ministros.
Segundo Comoane, pretende-se recolher informações a vários níveis para que os moçambicanos no Malawi sejam devidamente assistidos na base de uma informação profunda sobre a sua situação.
Cerca de quatro mil moçambicanos encontram-se no centro de acolhimento de Kapise, na condição de deslocados, devido ao clima de insegurança protagonizado pelos homens armados da Renamo no distrito de Moatize.
Fornecido por: Da Rm.co.mz 2016 ( STOP )