O Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano passa a proibir o uso de telemóveis nas salas de aula.
A medida, segundo a directora nacional do Ensino Secundário vai permitir que o aluno e o professor tenham mais tempo na abordagem da matéria e na aquisição de competências.
Samarai Tovela, sublinhou que alguns alunos gastam mais tempo em plena aula, manejando telefones e verificando dispositivos não associados à lição.
A fonte advertiu que o estudante ou professor que for surpreendido a manejar telemóvel em plena aula, será penalizado.
Samarai Tovela apontou a proibição do uso de telemóvel nas aulas, este domingo, na qualidade de mandatária do Ministro da Educação e Desenvolvimento, em conferência de imprensa, no âmbito da visita do pelouro à Zambézia para a abertura do ano lectivo, na última sexta-feira.
“De princípio, o aluno que estiver a usar o telemóvel na sala de aula vamos retirar o telemóvel até ao final do ano; sala de aula, momento de aulas não é para telemóveis. Mesmo o professor não pode usar o telefone na aula. Há momentos específicos para o uso telemóvel; na sala de informática, os alunos aprendem. O aluno deve ter disciplina e isso implica, momento específico para determinada actividade.”
O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano está equacionar introduzir outras medidas para aumentar o desempenho do aluno para que este saiba ler, escrever e compreender correctamente, bem como reduzir as reprovações.
A directora nacional do Ensino Secundário chamou atenção para um maior envolvimento da comunidade, pais e encarregados de Educação no processo de ensino e aprendizagem.
“No ano passado, na décima classe obtivemos cerca de trinta e nove ponto quatro por cento e décima segunda classe tivemos quarenta seis por cento. Os resultados não foram bons, o que significa que despendemos mais recursos e não tivemos retorno do ponto de vista de desempenho” -apontou Samarai Tovela.
Fornecido por: Da Rm.co.mz 2016 ( STOP )