
O Presidente de Moçambique afirmou esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, que o país contínua à procura de “consenso” para encerrar a última base da Renamo, na província de Sofala. Filipe Nyusi sublinhou que o governo e os parceiros internacionais trabalham para garantir que as pensões para os guerrilheiros da Renamo sejam sustentáveis.
No âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) previsto no acordo de paz assinado com o Governo em 2019, o Chefe de Estado de Moçambique garantiu que o país está à procura de “consenso” para encerrar a última base da Renamo, na província de Sofala.
Filipe Nyusi sublinhou que o governo e os parceiros internacionais trabalham para garantir que as pensões para os guerrilheiros da Renamo sejam sustentáveis.
Enquanto procuramos estabelecer consenso sobre o encerramento da última base da Renamo na província de Sofala, criamos um grupo que se dedica à questão de pensões, beneficiários de DR, componente essencial para a sustentabilidade do processo de reintegração e a reconciliação nacional, explicou.
O encerramento da base central do braço armado da Renamo, na serra da Gorongoza, devia ter acontecido em Dezembro, mas os atrasos nas pensões, denunciados pelos guerrilheiros desmobilizados, atrasou o processo.
Filipe Nyusi sublinhou que o governo e os parceiros internacionais estão a trabalham para garantir que as pensões destinadas aos guerrilheiros da Renamo sejam sustentáveis.
Continuamos a interagir com os parceiros, incluindo instituições parceiras internacionais e a comunidade internacional, na questão complexa de pensões. À medida que trabalhamos em prol de uma solução sustentável e duradoura, referiu.
O Presidente de Moçambique lembrou que “a colaboração da Renamo” e “o pleno empenho do meu governo no diálogo” levaram ao encerramento de quinze, das 16 bases da Renamo.
Filipe Nyusi acrescentou que do total de 5.221 elementos a abranger, cerca de 4.700, 158 são mulheres, já entregaram as armas e alguns foram incorporados nas Forças de Defesa e Segurança de Moçambique.
Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP
