16
Ter., Abr.
0 New Articles

China denuncia relatório dos EUA sobre sua expansão militar

Um relatório americano afirma que a China gastou US$ 180 bi no ano passado com forças armadas, um número muito superior do que o anunciado, de US$ 140 bi

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A China denunciou nesta quarta-feira um relatório do Pentágono que diz que Pequim quer ampliar sua influência através da construção de bases militares em países como o Paquistão.


O relatório do Departamento de Defesa americano afirma que a China gastou 180 bilhões de dólares no ano passado com suas forças armadas, um número muito superior do que o anunciado por Pequim (140 bilhões).
“A China provavelmente irá buscar novas bases militares em países com os quais mantém relações de amizade e interesses estratégicos, como o Paquistão”, estima o Pentágono.
A porta-voz do Ministério chinês das Relações Exteriores, Hua Chunying, declarou que Pequim se opõe “firmemente” a alguns aspectos deste relatório.
O Pentágono “fez observações irresponsáveis ​​sobre o desenvolvimento da defesa nacional da China, ignorando os fatos”, queixou-se.
Quanto à cooperação do Paquistão, explicou que “a parceria amigável” com esse país “não é dirigida contra qualquer outro país”.
Como parte de seu projeto de infraestrutura conhecido como “Nova rota da seda”, a China constrói uma via entre sua fronteira ocidental e o porto paquistanês de Gwadar, nas margens do Mar Arábico.
A Índia protestou contra este projeto, que atravessa parte da Caxemira, uma região reivindicada por Nova Délhi.
Na África, a China começou no ano passado a construir sua primeira base militar no exterior, em Djibuti, país que já abriga uma base americana e outra francesa.

 


Fonte:da Redação e Por AFP
Reditado para:Noticias do Stop 2017
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews