cujo país atua como fiador dos diálogos.
Os negociadores de paz de ambas as partes se reuniram com Castro no âmbito das negociações que realizam desde 2012 em Havana, e com as quais buscam terminar com mais de meio século de luta armada na Colômbia, revelaram os meios de comunicação estatais através de uma nota.
No encontro, acrescentaram, "foi constatado o interesse compartilhado de continuar avançando para alcançar, no prazo mais breve possível, um acordo que permita colocar fim ao conflito de mais de 50 anos e conquistar uma paz estável e duradoura na Colômbia".
Castro se reuniu com a chanceler da Colômbia, María Ángela Holguín, Humberto de la Calle e Sergio Jaramillo, que formam a delegação de paz do governo de Juan Manuel Santos.
Do lado das Farc participaram Iván Márquez, Pastor Alape e Carlos Antonio Lozada, afirmaram os meios de comunicação cubanos, que transmitiram imagens do encontro.
Em 2015 as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo de Santos se comprometeram a finalizar as negociações no dia 23 de março.
As partes planejam selar nesta data um acordo para colocar fim a um dos conflitos armados mais antigos do mundo, após o qual os rebeldes se tornariam um partido político.
No entanto, o grupo comunista advertiu nesta semana que é pouco provável que seja cumprido o prazo fixado, devido a obstáculos significativos nos diálogos.
As Farc e o governo fecharam parcialmente quatro dos seis pontos da negociação: problema agrário (origem do confronto), cultivo e tráfico de drogas ilegais, reparação das vítimas e participação política dos guerrilheiros depois que eles depuserem suas armas.
Fonte:Da AFP ( STOP ) 2016
Farc e governo dispostos a selar acordo
Typography
- Smaller Small Medium Big Bigger
- Default Helvetica Segoe Georgia Times
- Reading Mode