27
Sáb., Abr.
0 New Articles

Projeção mostra vitória de Macron e Le Pen reconhece derrota

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Emmanuel Macron foi eleito presidente da França neste domingo (7), derrotando Marine Le Pen, nacionalista de extrema-direita que ameaçou retirar o país da União Europeia, mostram as primeiras projeções sobre o resultado do pleito.


Após a divulgação das pesquisas, Le Pen reconheceu a derrota em discurso, cumprimentou o adversário pela vitória e disse que "a França voltou pela continuidade". Disse ainda que é preciso criar uma "nova força política" e convocou "todos os patriotas" a se unirem a ela e seu partido, a Frente Nacional (FN), que segundo a política "será a primeira força de oposição" do novo governo.
A vitória do candidato centrista deve ser significativa, aliviando preocupações de aliados europeus que temiam outra agitação populista na sequência da decisão em referendo do Reino Unido por deixar a União Europeia e da eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
O ex-banqueiro de investimentos de 39 anos, que foi ministro da Economia por dois anos, mas nunca havia ocupado um cargo eletivo, irá agora se tornar o mais jovem líder francês desde Napoleão, sob uma promessa de superar ultrapassadas divisões entre esquerda e direita.
Apesar de derrota, desempenho da FN é histórico
Três projeções, divulgadas minutos após o fechamento das urnas, às 8 horas da noite no horário local, mostraram Macron vencendo Le Pen com cerca de 65% contra 35%, uma margem maior que os 20% o estimados em pesquisas anteriores.
Com cerca de 99% das urnas apuradas, o resultado oficial mostra-se bem próximo das estimativas divulgadas: Macron tem 64,82% e Marine Le Pen, 35,18%.
Ainda assim, o desempenho de Le Pen é um recorde para seu partido, a Frente Nacional, cujas políticas anti-imigrantes o faziam até recentemente um pária no cenário francês, o que ressalta a escalada das divisões que Macron agora tentará superar.
As políticas anti-imigração, a favor de elevados gastos e o nacionalismo de Le Pen preocuparam os mercados financeiros, mas tiveram forte apelo junto a muitos dos mais pobres em meio a um cenário de desemprego elevado, tensões sociais e preocupações com segurança.
A fatia dos votos obtida por Le Pen foi quase o dobro da obtida por seu pai Jean-Marie, último candidato da Frente Nacional a disputar o segundo turno das eleições presidenciais, contra Jacques Chirac, em 2002.

 

 


Fonte:Reuters
Reditado para:Noticias do Stop 2017
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus