Criado em 1991 pelos chefes da diplomacia da França, Alemanha e Polónia para aproximar -naquela época- Varsóvia da União Europeia e da NATO, entidades às quais entretanto acabou por aderir, o "Triângulo de Weimar" tem sido essencialmente um espaço de concertação de políticas antes de negociações europeias.
Num passado mais recente, a última reunião do "Triângulo de Weimar" decorreu em Fevereiro no âmbito da Conferência de Segurança de Munique, já sobre o conflito na Ucrânia.
A cimeira de hoje deve decorrer em 4 fases: um encontro entre o Presidente francês e o seu homólogo polaco, uma troca entre Emmanuel Macron e Olaf Scholz, em seguida, uma conferência de imprensa e por fim um jantar de trabalho entre os três dirigentes.
Segundo a Presidência francesa, vai ser debatida "a necessária coordenação europeia na assistência militar a prestar à Ucrânia para que esta possa levar a cabo com êxito a sua contra-ofensiva". O Eliseu refere ainda que deveria ser igualmente evocada a assistência humanitária a ser prestada à Ucrânia depois da recente destruição da barragem de Kakhovka, no sul do país.
Refira-se ainda que esta cimeira acontece um mês antes de uma nova cimeira da NATO a 11 e 12 de Julho na Lituânia, com o conflito na Ucrânia, a adesão da Suécia à NATO e a sucessão de Stoltenberg na chefia da Aliança Atlântica no centro das atenções.
Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP