Testemunhos por nós recolhidos de deslocados a partir dessa cidade do leste da Ucrânia dizem-nos que os homens poderão ser forçados a pegar em armas contra compatriotas ucranianos. No entanto não é possível confirmar oficialmente nem independentemente esta informação.
Enquanto isso hoje houve um conjunto de protestos nessa cidade: gás lacrimogéneo foi lançado, quatro pessoas ficaram feridas.
Existem imagens dos media independentes ucranianos que mostram exactamente esse protesto. É uma das situações contestadas pela Rússia que diz que não está em curso qualquer tipo de mobilização forçada, uma vez que isso vai contra as leis militares russas e é um cenário que apenas existe na propaganda ucraniana.
Uma guerra de informação com a incapacidade dos jornalistas de presentes na zona de poderem validar estas informações.
Esta quarta-feira, o Presidente russo voltou a ameaçar o Ocidente e promete responder "com meios que os adversários ainda não têm".
Num discurso bastante inflamado no Conselho Legislativo de São Petersburgo, Vladimir Putin reiterou que a Rússia irá atingir todos os seus objectivos na Ucrânia, prometendo ainda responder a qualquer ingerência externa.
O Presidente russo acusou o Ocidente de querer fragmentar a Rússia e ameaçou responder de forma rápida, "com meios que os adversários ainda não têm", a quem ameace o país ou intervenha na Ucrânia.
A partir desta quarta-feira, a Polónia e a Bulgária deixam de receber gás natural russo. A Gazprom anunciou o corte no fornecimento, depois destes dois países se terem recusado a pagar em rublos, a moeda russa. O porta-voz do Kremlin negou que a Rússia esteja a usar o gás como instrumento de chantagem.
Com José Pedro Frazão em Kiev, na Ucrânia para a RFI em Serviço Especial
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP