ajudam ao cenário, não venham a corresponder à realidade.
O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, admitiu que "sim, é verdade que existe uma probabilidade de 80% de este vir a ser um ano seco. Mas é também verdade que, se em março e abril chover normalmente, poderemos inverter esta mesma situação".
As restrições vão durar, pelo menos, até 1 de março. Para desespero de alguns agricultores e produtores, impõe-se também a proibição de retirar água para rega da barragem do Bravura, no Algarve, e poderá vir a acontecer o mesmo na da Vigia, no Alentejo.
"O que me preocupa fundamentalmente é que isto tem 9 milhões de metros cúbicos e devia ter quase 18 milhões de metros cúbicos. Precisamos de períodos de chuva que reforcem este volume armazenado", afirma Luís Bolhão, da Associação de Irrigadores da Vigia.
Esta quarta-feira assinala-se o dia internacional das áreas protegidas conhecidas como zonas húmidas, essenciais para a biodiversidade e que ocupam quase 2% do território nacional. Só que, dada a situação de seca, de acordo com a organização ambientalista Zero, 77% dessas zonas correm o risco de desaparecer.
Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP