Nobel indiano deixa universidade após acusações de assédio

Cientista indiano Rajendra Kumar Pachauri: sob acusações de assédio sexual, o Prêmio Nobel da Paz de 2007 pediu afastamento temporário de universidade em Nova Délhi

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

temporário do cargo de reitor da Universidade TERI, em Nova Délhi, após um novo caso de assédio sexual ser divulgado.

"Ele pediu a baixa como reitor e não participará da colação de grau. É a sua decisão", resumiu à Agência Efe o vice-reitor interino da Universidade, Rajiv Seth, que não quis dar mais detalhes.

O cientista está sendo processado após ser denunciado por assédio em fevereiro do ano passado por uma funcionária quando dirigia o Instituto de Energia e Recursos (TERI), vinculado à universidade. Por essa denúncia, ele foi destituído do cargo em julho, mas na última segunda-feira voltou ao centro universitário como vice-presidente executivo.

Ontem, outra ex-funcionária denunciou publicamente ter sido assediada por Pachauri quando trabalhava para ele. A advogada da vítima, Vrinda Grover, contou à Efe que sua cliente procurou à polícia em 2013 para denunciar "o grave assédio".

"Ela apresentou provas, mas ninguém foi acusado. Por isso, agora decidiu tornar público seu caso", afirmou.

Ontem, 20 alunos apresentaram à universidade um texto anunciando boicote à colação de grau prevista para 7 de março, caso Pachauri participasse, segundo o vice-reitor interino.

O advogado do cientista, Ashish Dixit, disse à Efe que seu cliente não recebeu formalmente a nova denúncia.

"São denúncias perante a opinião pública, não na Justiça", comentou Dixit.

Rajendra Kumar Pachauri foi nomeado vice-presidente executivo do TERI após ter sido diretor do instituto durante 35 anos. Após ser denunciado, ele renunciou ao cargo de presidente do IPCC. EFE

 

 

 

 

Fornecido por: Da EFE 2016 ( STOP )

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus