Água de Fukushima volta a ser despejada no mar

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro


Nesta segunda fase, vão ser despejados no mar 7.800 metros cúbicos de água provenientes de Fukushima. Foi também desta central nuclear, destruída por um terramoto e um tsunami em 2011, que foram lançados para o mar outros 7.800 metros cúbicos de água na primeira fase da operação, iniciada a 24 de Agosto e concluída a 11 de Setembro.

Até ao final de Março do próximo ano, há mais três operações planificadas e, no total, até 2050, está previsto o despejo no Oceano Pacífico de 1,3 milhões de metros cúbicos de água de Fukushima, o equivalente a 540 piscinas olímpicas.

A água está acumulada em cisternas gigantes e tinha sido utilizada para resfriar os reactores da central que tinham entrado em fusão após o tsunami, mas há também água proveniente das camadas subterrâneas e da chuva. A operadora nipónica, TEPCO [Tokyo Eletric Power Company], diz que a água foi tratada para eliminar elementos radioactivos, com excepção do trítio, que permanece em níveis considerados seguros.

O processo é supervisionado pela Agência Internacional de Energia Atómica e o governo japonês insiste que a água não representa riscos para a saúde porque foi tratada.


Em Agosto, a China criticou o plano de Tóquio que chamou de "extremamente egoísta e irresponsável" e proibiu a importação de produtos marinhos do Japão. A ONG Greenpeace também acusou as autoridades de minimizarem os riscos de radiação e os pescadores japoneses temem que afecte o peixe.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus