Nesta segunda fase, vão ser despejados no mar 7.800 metros cúbicos de água provenientes de Fukushima. Foi também desta central nuclear, destruída por um terramoto e um tsunami em 2011, que foram lançados para o mar outros 7.800 metros cúbicos de água na primeira fase da operação, iniciada a 24 de Agosto e concluída a 11 de Setembro.
Até ao final de Março do próximo ano, há mais três operações planificadas e, no total, até 2050, está previsto o despejo no Oceano Pacífico de 1,3 milhões de metros cúbicos de água de Fukushima, o equivalente a 540 piscinas olímpicas.
A água está acumulada em cisternas gigantes e tinha sido utilizada para resfriar os reactores da central que tinham entrado em fusão após o tsunami, mas há também água proveniente das camadas subterrâneas e da chuva. A operadora nipónica, TEPCO [Tokyo Eletric Power Company], diz que a água foi tratada para eliminar elementos radioactivos, com excepção do trítio, que permanece em níveis considerados seguros.
O processo é supervisionado pela Agência Internacional de Energia Atómica e o governo japonês insiste que a água não representa riscos para a saúde porque foi tratada.
Em Agosto, a China criticou o plano de Tóquio que chamou de "extremamente egoísta e irresponsável" e proibiu a importação de produtos marinhos do Japão. A ONG Greenpeace também acusou as autoridades de minimizarem os riscos de radiação e os pescadores japoneses temem que afecte o peixe.
Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP