Sete anos após o corte dos laços formais, o Irão e Arábia Saudita concordaram em reabrir as embaixadas nos respectivos países no prazo de dois meses, e reiteraram o "respeito pela soberania dos Estados e pela não-interferência nos seus assuntos internos".
O rompimento das tensas relações entre os dois países foi provocado pela invasão da embaixada saudita em Teerão em 2016, em resposta à execução de um clérigo xiita muçulmano em Riade. Em 2019, o reino culpou o Irão pelos ataques com mísseis e drones às suas instalações petrolíferas.
O movimento Houthi do Iémen, alinhado com o Irão, também levou a cabo ataques transfronteiriços de mísseis e drones na Arábia Saudita, que lidera uma coligação que combate os Houthis, e em 2022 estendeu os ataques aos Emirados Árabes Unidos.
O acordo também prevê a reactivação de um acordo de cooperação em matéria de segurança de 2001, bem como outro pacto anterior no âmbito do comércio, economia e investimento.
Este acordo foi saudado pelas autoridades da China e da União Europeia.
O Paquistão foi um dos primeiros países a felicitar a China por esta conquista e espera que este "passo positivo abra espaço para a harmonia e cooperação regional". Islamabad encontrou-se numa situação delicada devido à rivalidade entre os dois gigantes do mundo muçulmano, forçando o país a diversificar os seus parceiros económicos e diplomáticos.
Por sua vez Damasco espera que este acordo permita reduzir as tensões no país e na região, que é actualmente um palco de confronto entre Riade e Teerão. As autoridades políticas do Líbano e do Iémen também estão a seguir de perto este acordo.
Este esforço diplomático é um sinal das ambições globais de Xi Jinping, que foi recentemente reeleito para o seu terceiro mandato, para converter a China na primeira potência mundial em todas as esferas até 2049.
Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP