qualquer surpresa já que o Parlamento é dominado pelo Partido Comunista Chinês, no poder. Aos 69 anos, Xi Jinping já tinha obtido, em Outubro, um prolongamento de cinco anos na chefia do partido e da comissão militar, os dois mais importantes cargos do poder no país.
O terceiro mandato é possível graças a uma emenda constitucional realizada em 2018, em que foi eliminado o limite de dois mandatos consecutivos de cinco anos para os chefes de Estado.
Os últimos meses foram complicados para Xi Jinping que enfrentou protestos no final de Novembro contra a sua política de “Covid-zero” e, depois, uma significativa vaga de mortes quando acabou com essa mesma política.
Na sessão plenária foram, também, aprovadas as nomeações de Han Zheng para vice-presidente e de Zhao Leji para presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional.
O Presidente russo, Vladimir Putin, cujo país é um parceiro próximo a nível económico e diplomático da China, já felicitou Xi Jinping. Numa mensagem publicada pelo Kremlin, Vladimir Putin escreveu: “A Rússia aprecia imenso a sua contribuição pessoal para o reforço das relações entre os nossos países.”
Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP