“Será uma reunião de balanço e para destravar as coisas”, disse à AFP um dos participantes, que pediu para não ser identificado.
O governo de Juan Manuel Santos firmou em novembro passado um histórico acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), principal e mais antiga guerrilha do país, que agora transita para a vida política e sem armas.
Fontes ligadas ao encontro indicaram que a delegação do governo será integrada pelo Alto Comissário da Paz, Sergio Jaramillo, o Alto Conselheiro para o Pós-conflito, Rafael Pardo, e o ministro do Interior, Juan Fernando Cristo.
Por parte das Farc, se espera a participação de membros do Secretariado, a cúpula da organização, liderados pelo líder máximo da guerrilha, Rodrigo Londoño (“Timochenko”), que virá de Havana.
As partes não deram detalhes sobre o encontro, mas um dos temas do debate será a situação das zonas de concentração da guerrilha, onde o desarmamento – sob a supervisão da ONU – deve estar concluído no final de maio.
Fonte:AFP
Reditado para:Noticias do Stop 2017
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP