25
Qui., Abr.
0 New Articles

Ministros do G7 criticam decisão de proibição de exportação de cereais por parte da Índia

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A Índia proibiu a partir deste sábado a exportação de cereais, uma medida constestada pelos ministros da Agricultura do G7 que dizem que este género de decisões podem agravar a situação já complicada da escassez de cereais no Mundo.

A Índia, segundo maior produtor de cereais no Mundo, anunciou no sábado que vai proibir a exportação deste bem essencial, com as saídas dos cereais a estarem apenas autorizadas por decretos governamentais e em casos muito

excepcionais. Mesmo se a maior parte da produção indiana serve para o consumo interno, perante o cenário de guerra na Ucrânia, esta decisão pode vir a afectar o aprovisionamento mundial de cereais.

Os ministros da Agricultura do G7 reuniram-se este fim de semana em Estugarda, na Alemanha, e criticaram a decisão da Índia, alegando que se todos os países tomarem a mesma posição, isso só prejudicará o mercado mundial de cereais. A própria Índia e os seus agricultores também podem ser prejudicados, avisou o ministro da Agricultura alemão, Cem Özdemir.

A Índia representa cerca de 13,5% da produção mundial de cereais, e segundo o Governo de Nova Deli, a decisão de proibir as exportações não se deve só ao conflito na Ucrânia, mas também às vagas de calor que têm dizimado a produção deste ano. Juntando a crise alimentar, à crise energética, a inflação na Índia aumentou quase 8% nos últimos meses.

Desde a invasão da Ucrânia por parte da Rússia, o preço do trigo disparou no mercado mundial, já que a Ucrânia representa cerca de 30% das exportações mundiais deste cereal, com a cultura deste ano a ser arruinada devido à guerra.

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews