27
Sáb., Abr.
0 New Articles

Julian Assange consegue pequena vitória contra a extradição para os Estados Unido

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Julian Assange conseguiu uma pequena vitória esta segunda-feira, em Inglaterra.

O fundador da WikiLeaks" vai poder recorrer ao Supremo Tribunal para contestar a autorização emitida em dezembro pelo Alto Tribunal de o extraditar para os Estados Unidos, onde o pretendem julgar por espionagem.

A corte tinha contrariado em dezembro a decisão de primeira instância de não extraditar Assange, com base na saúde mental e num alegado perigo de suicídio caso fosse preso nos Estados Unidos, mas admitiu esta segunda-feira a hipótese de recurso do acusado com base em alguns argumentos jurídicos da defesa que considerou válidos para serem analisados pelo Supremo.


No entanto, como o tribunal o impediu de recorrer diretamente, o Supremo ainda terá de decidir se Assange vai poder fazer-se ouvir ou não pelos juízes.

Junto ao tribunal onde foi anunciada esta decisão, em Londres, estiveram muitos apoiantes de Julian Assange, incluindo a atual companheira, Stella Morris.

O fundador da Wikileaks encontra-se detido em Londres desde abril de 2019, sob acusação de ter violado as regras da caução paga em 2010, após a Suécia ter emitido um mandato de captura relacionado a um caso de violação e que motivou a detenção de Assange.

O acusado, de nacionalidade australiana, receava ser extraditado da Suécia para os Estados Unidos, onde começou na altura a ser acusado de espionagem, por denunciar alegados crimes de guerra americanos no Iraque, e refugiou-se em 2012 na embaixada do Equador em Londres.


Quando a embaixada do Equador lhe retirou o direito de asilo, em 2019, Assange foi detido pela polícia britânica e agora incorre na extradição para os Estados Unidos.

 

 

 

Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews