Os líderes do PE consideram também que a actuação de Moscovo "é também uma ameaça ao próspero desenvolvimento democrático e económico da Ucrânia, à ordem internacional baseada em regras, e à segurança da Europa como um todo".
Os signatários rejeitam ainda "quaisquer tentativas de enfraquecer ou minar os princípios e mecanismos de segurança e cooperação na Europa" e saudam "a unidade dos partidos europeus e transatlânticos a este respeito".
A Conferência dos Presidentes lembra que "apenas os ucranianos podem decidir sobre o caminho que o seu país deve seguir para o futuro", anunciando o seu apoio à "escolha do país por um futuro europeu em liberdade, democracia, paz e segurança".
O Ocidente acusa a Rússia de ter concentrado mais de 100.000 tropas nas fronteiras da Ucrânia para invadir novamente o país vizinho, depois da anexação da Crimeia em 2014.
A Rússia nega qualquer intenção bélica, mas exige garantias para a sua segurança, incluindo uma promessa de que a Ucrânia nunca será membro da NATO, uma exigência liminarmente rejeitada pelo Ocidente, que propôs em troca conversações com Moscovo sobre outros assuntos de segurança, como o controlo de armas ou visitas recíprocas a infra-estruturas sensíveis.
Fonte:da Redação e da rm
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP