
Em declarações à imprensa no final de uma visita efectuada à Sociedade Mineira de Catoca, maior empresa diamantífera do país e a quarta no mundo, o governante disse que além do petróleo, o país dispõe de outros importantes recursos naturais e factores de produção ainda por explorar.
Acrescentou que Angola tem imensas extensões de terras aráveis, importantes reservas de minerais sólidos, o potencial hídrico, locais turísticos e uma abundante força de trabalho, que podem garantir a aceleração da economia.
"Há muitos caminhos para a diversificação da economia do nosso país e a exploração mineira é um exemplo, porque para além de Catoca ainda existe muitas áreas por se explorar na região leste e a Sociedade Mineira de Catoca está de parabéns porque tem vindo a realizar este trabalho", disse.
Acrescentou que com os investimentos que estão a ser feitos no sector mineiro, Angola poderá ter num futuro muito próximo, uma economia estável, não dependente do petróleo.
Em Catoca, o ministro inteirou-se do funcionamento da mesma, níveis de produção e lucros arrecadados/mês, número de trabalhadores e projectos sociais da empresa.
O governante visitou a sala Wenco, onde são monitorizadas todas as movimentações das máquinas, centrais de tratamento 1 e 2, sala de comando, oficina mecânica, tendo recebido explicações do funcionamento dos sectores pelos seus respectivos responsáveis.
Fiel Constantino visitou mina CAT-E42, localizado a sete quilómetros de Catoca, que será explorado até 150 metros de profundidade e conta com uma reservas na ordem de cinco milhões e 500 mil toneladas de minério.
A exploração do kimberlito de Catoca teve início a 11 de Fevereiro de 1997 com o tempo de vida inicialmente previsto para 40 anos, uma exploração que vai até a profundidade de 600 metros. A Chaminé ocupa uma área de 64 hectares.
A exploração é feita a céu aberto, utilizando o sistema de mineração com escavação por avanços e transporte rodoviário.Catoca é o maior projecto diamantífero
Fonte:Da Redação com angonoticias.com
Reditado para:Noticias do Stop 2017
