19
Sex., Abr.
0 New Articles

Políticas de Trump dominam reuniões do FMI e Banco Mundial

Economia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Líderes financeiros mundiais se reuniram nesta quinta-feira no terreno do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tentar repelir as políticas protecionistas do líder norte-americano e mostrar amplo apoio ao comércio aberto e à integração global.

As reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial irão colocar os 189 membros das duas instituições multilaterais diante da agenda “América em Primeiro Lugar” de Trump pela primeira vez, a apenas duas quadras da Casa Branca.

“Estes encontros irão tratar de Trump e das implicações de suas políticas para a agenda internacional”, disse Domenico Lombardi, ex-membro do conselho do FMI que hoje atua no Centro de Inovação para a Governança Internacional, um centro de estudos canadense.

Segundo Lombardi, a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, pretende “socializar” o novo governo dos EUA com a pauta do FMI e influenciar a formulação de suas políticas.

O FMI em particular vem emitindo alertas contra os planos de Trump para reduzir os déficits comerciais dos EUA com possíveis medidas de restrição de importações, argumentando em suas previsões econômicas mais recentes que políticas protecionistas iriam prejudicar o crescimento global, que começa a ganhar fôlego.

Agora funcionários da gestão Trump estão reagindo a esses alertas com o argumento de que outros países são mais protecionistas do que os EUA.

Trump começou a semana assinando um decreto presidencial que ordenou a revisão das regras de aquisição pública “Buy American”, que incentivam a compra de produtos locais e que durante muito tempo ofereceram algumas isenções mediante acordos de livre comércio, e criticando as restrições do Canadá aos laticínios.

Além dos alertas sobre o comércio, na quarta-feira o FMI revelou dois estudos que apontam os perigos das propostas fiscais que Trump está cogitando, como ao avisar que suas ideias para uma reforma tributária poderiam incentivar operações financeiras arriscadas e elevar a dívida pública a ponto de prejudicar o crescimento.

Fazer uma reforma tributária “de maneira que não aumente o déficit é melhor para o crescimento”, acrescentou o diretor de assuntos fiscais do FMI, Vitor Gaspar.

 

 

 

 

Fonte:Por Reuters

Reditado para:Noticias do Stop 2017

Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus