Eurozona debate sobre a Grécia, que tenta convencer credores

Grécia: os ministros devem debater pela primeira vez desde o resgate financeiro inicial, de 2010, como tornar viável a colossal dívida grega, que alcança 180% do PIB

Economia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

credores.

Com as reformas adotadas, em meio a protestos, os ministros devem debater pela primeira vez desde o resgate financeiro inicial, de 2010, como tornar viável a colossal dívida da Grécia, que alcança 180% do Produto Interno Bruto (PIB).

O debate foi uma das poucas vitórias obtidas pelo primeiro-ministro grego Alexis Tsipras após meses de negociações críticas, que resultaram no acordo sobre o terceiro resgate à Grécia, de 86 bilhões de euros, no ano passado.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) impõe como condição para participar no resgate uma análise sobre a maneira de aliviar a dívida, algo que tem a oposição da Alemanha, embora o país deseje a participação do organismo internacional na operação de ajuda.

Tsipras e o ministro grego das Finanças, Euclides Tsakalotos, esperam que, com as impopulares reformas aprovadas, os sócios da Eurozona autorizem as novas parcelas da ajuda e preparem o caminho para o debate sobre a dívida.

O país recebeu até o momento 21,4 bilhões de euros e deve pagar 2,3 bilhões de euros ao Banco Central Europeu (BCE) em 20 de julho. Ao final da primeira revisão do programa, Atenas deveria receber ao menos € 5,4 bilhões.

 

 

 

 

 

Fonte: AFP

Reditado por: STOP 2016

 

Tópicos:Dívida pública, Europa, Grécia, Crise grega, Piigs, PIB, Indicadores, União Europeia

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus