A BODIVA declarou que as transacções foram registadas pelo Banco de Fomento Angola (BFA),Banco Angolano de Investimentos (BAI), Standard Bank Angola (SBA), Banco Millennium Angola (BMA), Banco de Negócios Internacional (BNI) e Banco Privado Angola (BPA), com quotas de mercado de 39 por cento, 26 por cento, 22 por cento, nove por cento, dois por cento e um por cento, respectivamente.
Em Fevereiro, a BODIVA negociou 94.376 Obrigações e Bilhetes do Tesouro por 19 mil milhões de kwanzas, em operações intermediadas pelo BFA (49,45 por cento), BAI (21,99 por cento), SBA (18,41 por cento), BMA (9,01 por cento) e BPA (1,14 por cento). Em Janeiro, a Bolsa vendeu 171.963 milhões de títulos públicos em operações avaliadas em 33 mil milhões de kwanzas e intermediadas pelo sistema bancário.
Até ao final de Março, o volume de transacções da BODIVA foi de 75 mil milhões de kwanzas mas, entre Maio de Julho de ano passado, quando realizou operações avaliadas em 37.920 milhões de kwanzas, a Bolsa angolana foi considerada a 11.ª praça angolana em volume de negócios.
“É resultado estimulante e que diz muito do potencial de negociação do mercado interno, caso se tenha em conta que estamos apenas no mercado de dívida pública e não ainda na bolsa de valores”, afirmou à Angop o administrador executivo da Comissão do Mercado de Capitais, Patrício Vilar.
Fornecido por:Angonoticias 2016 ( Stop.co.mz )