Em geral, as apreensões ocorreram nas regiões norte, centro e sul, e tiveram como principal razão o contrabando e o descaminho de mercadorias.
Entre as mercadorias apreendidas destacam-se: 2 camiões transportando 700x50Kg toneladas de açúcar castanho; 226x50Kg de açúcar castanho, no município de Chókwè, na sequência de um mandado de busca a um armazém; enormes quantidades de bebidas alcoólicas e energéticas diversas; enormes quantidades de vestuário e calçado; produtos de limpeza, tijoleiras, tintas, cosméticos, produtos alimentícios diversos e outros produtos de mercearia; diversas viaturas com a situação de matrículas falsas; motorizada sem matrícula; apreensão de 38x20 contentores contendo castanha de caju em bruto, por falsa declaração, visto que o exportador declarou, na JUE, como sendo feijão bóer, com intuito de evitar o pagamento de sobretaxa; e madeira prensada.
Segundo uma nota de imprensa da AT, o valor total estimado dessas apreensões está na ordem de 46.970.539, 30 MT, ou seja, cerca de 47 milhões de meticais.
O valor referente aos direitos e demais imposições legais, está na ordem de 13.253.652, 54 MT, ou seja, pouco mais de 13 milhões de meticais.
Fornecido por: Da Rm.co.mz 2016 ( STOP )