05
Sexta, dez.

KAPA DECH REGRESSA AOS PALCOS

KAPA DECH REGRESSA AOS PALCOS

Arte & Cultura
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

anos separados.
Durante o encontro mantido com o Primeiro-Ministro, os integrantes da banda Kapa Dech revelaram a sua primeira reaparição aos palcos, este sábado, no Festival de Tofo, na província de Inhambane.
O governante saudou os membros deste agrupamento musical pela decisão de voltarem a unir-se e abraçarem um projecto colectivo, tendo destacado que os Kapa Dech demonstram, com este gesto, que a solução para todos os desafios da vida é o diálogo e união.
“São estes valores que, como artistas que primam pela intervenção social, vocês devem dar primazia nas vossas actuações como banda, assim como na vossa vivência a nível individual”, disse Carlos Agostinho do Rosário, anotando que, por via da música e das artes, no geral, é possível sublinhar a identidade moçambicana, promover uma cultura de paz e consolidar a unidade nacional e a solidariedade com os povos amigos de outras paragens.
Durante o encontro, os integrantes da banda partilharam com o Primeiro-Ministro algumas ideias relacionadas com o que pensam que deve ser a indústria cultural em Moçambique, o que julgam que deve ser aprimorado no que tange às políticas nacionais na área da cultura, bem como na componente de apoio social aos artistas.
Falando a jornalistas, Mitó explicou que o encontro com o Primeiro-Ministro visava comunicar ao Governo, em primeiro lugar, o regresso da banda aos palcos, bem como dar a conhecer reintegração de Roberto Isaías nos Kapa Dech, depois de ter saído há cerca de 10 anos.
Partilharam também com Carlos Agostinho do Rosário a sua visão sobre o sector da cultura, particularmente da música no país, traduzida na experiência da banda.
Compõem actualmente os Kapa Dech, o baixista Jaime Guambe (Mitó), o guitarrista António Firmo (Dodó), o baterista Stélio Zoe, os teclistas Zé Pires e Rufas Maculuve, Roberto Isaías (vocalista), que formam o grupo dos fundadores da banda. Tony Django e Pilecas perderam a vida em 2010. Os novos rostos da banda são Pimenta Lifaniça, percussionista, e a vocalista Sizaquel Matlombe.

 


Fonte:da Redação e Por RM
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus