Ao atribuir o Prémio Nobel da Literatura a Jon Fosse – que se torna o quarto autor norueguês a receber este prémio depois de Bjornstjerne Bjornson (1903), Knut Pedersen Hamsun (1920) e Sigrid Undset (1928) – o júri saudou pela primeira vez um autor fascinado pela linguagem, e o seu poder hipnótico e musical, mas também por tudo que lhe escapa.
Estou emocionado e grato. Vejo isto como um prémio à literatura que, acima de tudo, pretende ser literatura, sem outras considerações”, reagiu Jon Fosse à notícia do Nobel. Segundo a sua editora norueguesa Samlaget, os seus textos foram traduzidos para cerca de cinquenta línguas e as suas peças foram produzidas mais de mil vezes.
Nascido a 29 de Setembro de 1959 em Haugesund, na Noruega, Jon Fosse é considerado um dos grandes autores da sua geração, com obras traduzidas em mais de 50 línguas.
A primeira obra foi conto Han, publicado num jornal estudantil. Anos mais tarde, Jon Fosse publicou o primeiro romance Raud, svart "O vermelho e o negro", em 1983.
Jon Fosse é o quarto autor norueguês a ganhar o Nobel de Literatura, quase um século depois do último. Na lista estão Bjørnstjerne Martinus Bjørnson (1903), Knut Hamsun (1920) e Sigrid Undset (1928) também receberam o prémio.
Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP