"Não estava registada em lado nenhum, por isso tive de encontrar um catálogo antigo de 1927 onde havia uma fotografia, e dizia: 'esta peça foi encontrada em 1894 durante escavações arqueológicas em França e depois foi oferecida a um museu'. Por isso pensei, como pode estar aqui se devia estar num museu? Então, soubemos que tinha sido roubada".
Catherine Monnet, a diretora desse mesmo museu, o Musée du Pays Chatillonnais, no leste de França, recuperou a peça, considerada um dos tesouros de França, com um grande sorriso
"É uma estátua muito importante. Não há muitas destas que tenham chegado até hoje. É uma estátua de uma muito grande qualidade", afirma.
O valor da estátua não foi divulgado, mas estima-se em milhões de euros; a pessoa que a devolveu recebeu uma quantia muito mais moderada. A lei francesa proíbe que se pague o valor de mercado. Foram dois colecionadores de arte britânicos - Brett e Aaron Hammond e o município de Châtillon-sur-Seine que contribuiram para o pagamento.
A estátua, um bronze do século I, de 40 centímetros de altura, foi uma das peças levadas durante um assalto ao museu em dezembro de 1973.
Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP