23
Ter., Abr.
0 New Articles

Maputo acolhe espectáculo do músico nigeriano Tekno

Maputo acolhe espectáculo do músico nigeriano Tekno

Arte & Cultura
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Pela primeira vez no país, o músico e dançarino nigeriano Tekno vai actuar na cidade de Maputo.O concerto, marcado para o dia 28 de Setembro próximo, no Campo de Maxaquene, encerra este ano o ciclo de espectáculos para um segmento mais alargado da

sociedade, depois do fabuloso espectáculo de Matias Damásio e o recém-criado Maputo International Festival.

A vinda de Tekno é resultado do pedido do púbico, tendo em conta o seu ritmo, que se viralizou no mundo e em Moçambique não foi excepção.

Depois de Davido, em 2017, os moçambicanos continuaram sedentos de espectáculos com astros nigerianos, eis que a BDQ fez um estudo para apurar quem seria o artista praticante de naija que o público aplaudiria, dai que optou pelo autor de “Pana”.

Ainda que “Pana” tenha sido seu grande sucesso e, por isso, o pretexto da sua internacionalização, Tekno é autor de muitos outros hits bem conhecidos e aplaudidos no país. “Yawa”, “Diana”, “Jogodo”, “Duro”, “Rara” e “choko” são alguns exemplos de músicas muito bem conseguidas pelo jovem de apenas 27 anos.

O concerto marcado para as 20h00 prevê-se alargar até às 4h00, onde o naija vai se cruzar com ritmos moçambicanos e sul-africanos. É por isso que Belmiro Quive, produtor do concerto, assegura um grande espectáculo, “com muita emoção, muita música, muita dança porque Tekno, por si só, é um 'show man', é um grande dançarino e um grande cantor”.

Na lista de convidados consta uma vasta nata de músicos moçambicanos e sul-africanos: Mr. Bow, Twenty Fingers, Ubakka e Humberto Luís são os jovens cantores que vão subir ao palco para representar a nossa música em diferentes abordagens. Dj Dilson e Dj Faya juntam-se aos sul-africanos Dj Maphorisa e Dj Prince Kaybee para uma performance com os dedos, a sugerir uma mistura sonora impecável.

Este espectáculo é um presente para o público mais alargado que acompanha a BDQ ao longos dos seis anos de espectáculo, em que a plataforma “Moments os Jazz” sempre garantiu concertos de jazz e suas variantes, tornando-o um segmento mais fechado.

O artista nigeriano Tekno, de nome de registo Augustine Miles Kelechi, nasceu a 17 de Dezembro de 1992, é um músico, produtor, intérprete e dançarino. É natural da cidade de Bauchi, em uma família de 5 rapazes e 1 menina. Cresceu em várias partes do país, incluindo Nassarawa, Kaduna e Abuja, devido ao seu pai que era membro do exército nigeriano. Com 8 anos, Tekno Miles foi matriculado em uma escola de música, onde aprendeu a tocar piano e violão, juntamente com o seu irmão mais velho chamado Spotless.

Seu primeiro single intitulado “Holiday” foi lançado pela K-Money Entertainment. “Holiday” foi positivamente aceite no mercado e ganhou uma grande repercusão. Em 2012, em Abuja, Tekno Miles foi visto pelo renomado comediante nigeriano Julius Agwu em um evento depois que foi ovacionado após a apresentação de uma canção intitulada “Onye Ne Kwu”, seu remix de “Oleku” de Ice Prince. Foi no mesmo evento que ele conheceu Iyanya e Ubi Franklyn, a gerente do Made Men Music Group com quem ele se tornou amigo. Ubi e Iyanya eventualmente encorajaram Tekno Miles a se mudar para Lagos para promover sua carreira musical.

A 5 de Outubro de 2013, Tekno assinou um contrato de gravação com o Made Men Music Group, no qual lançou singles como “Dance” e “Anything”. Em 18 de Junho de 2015, Tekno Miles lançou seu hit single intitulado “Duro”, que foi recebido positivamente na África e nos EUA. Um remix que continha Phyno e Flavour N'abania foi lançado em 16 de Novembro de 2015.

Em 2016, Tekno assinou acordo com a Sony Music. De acordo com Paul O, via Instagram, Tekno tornou-se o artista Africano mais bem pago da Sony, assinando um contrato espantoso de 4 milhões de dólares.

Já foi indicado para Nigeria Entertainment Awards, em 2014 e 2016; Nigeria Music Video Awards, em 2015, onde se sagrou vencedor com a música “Duro”; em 2016 venceu no MTV Africa Music Awards 2016 com a música “Himself”.


Fonte:da Redação e com RM
Reeditado para:Noticias do Stop 2019
Receba diariamente o STOP em seu WhatsApp
Envie um WhatsApp para +258 827606348 para receber notícias diariamente em seu celular
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus