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Zibeão era um heveu ou um horeu?
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7 anos 11 meses atrás #106 por Malaquias
Zibeão era um heveu ou um horeu? foi criado por Malaquias
Heveu. Gn 36:2
Horeu. Gn 36:20
Textos
Heveu:
Gn 36:2 - “Esaú tomou suas mulheres das filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, heteu; Oolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, heveu;”
Horeu:
Gn 36:20 – “Estes são os filhos de Seir, horeu, moradores daquela terra: Lotã, Sobal, Zibeão, Aná,”
Descontradizendo
Tanto os Heveus como os Horeus são descendentes de Canaã.
Os descendentes de Mitsraim ocuparam o Egito, que, ainda hoje, em Israel, é conhecido pelo seu nome bíblico “Mitsráim”. Os descendentes de Canaã constituíram as sete nações cananaicas, que são, por ordem alfabética: Amorréus, Cananeus, Fereseus, Girgaseus, Heveus, Heteus e Jebuseus. A terminação “eus” pode ser também “itas”. Assim, heteus ou hititas, nossos conhecidos da Ásia Menor.
Os Heveus e Heteus ocuparam a região chamada Edom.
Muitos equiparam os heveus com os horeus. Um exemplo disso é a Septuaginta que traduz, em Gn 34:2 e Js 9:7 em lugar de heveu por horeu. Alguns lêem hitita em lugar de heveu como no caso da NVI em Gn 36:2.
A NVI com relação a Gn 36:2: "Esaú casou-se com mulheres de Canaã: com Ada, filha de Elom, o hitita...", enquanto que a João Ferreira de Almeida diz: "Esaú tomou suas mulheres das filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, heteu",..
Portanto havia extreitas ligações entre os descendentes de Canaã (cananeus), os heteus, os horeus e os hititas devido ao território em que habitavam. Ora eram chamados de hititas, ora de horeus, ora de heteus.
A cidade de Siquém era em Canaã (Gn 33:18). Hamor, pai de Siquém era heveu. Porém, na Septuaginta, aparece que Hamor era horeu.
Diante disso não há uma contradição, e sim apenas um caso de estreita relação territorial em que neste caso não foi algo que ocupava a importância que a Bíblia do cético pretende dá-la. Nisto se percebe nas diversas versões em que ora se fala heveu, ora se fala horeu e ora se fala hitita. E na mente dos tradutores não havia necessariamente uma contradição, pois os três termos significavam que tais pessoas vieram da mesma região.
Um exemplo disso está bem perto de nós: Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, e quem nasce na cidade do Rio de Janeiro (capital) é carioca. Porém, o Brasil inteiro chama quem nasce no estado do Rio de carioca e não de fluminense. E isto implica em contradição? Obviamente que não.
Conclusão
Não há contradição, pois Heteu, hitita, heveu e horeu são variantes designadas às pessoas que vieram da Região de Edom, em Canaã e de descendentes dos cananeus
Horeu. Gn 36:20
Textos
Heveu:
Gn 36:2 - “Esaú tomou suas mulheres das filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, heteu; Oolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, heveu;”
Horeu:
Gn 36:20 – “Estes são os filhos de Seir, horeu, moradores daquela terra: Lotã, Sobal, Zibeão, Aná,”
Descontradizendo
Tanto os Heveus como os Horeus são descendentes de Canaã.
Os descendentes de Mitsraim ocuparam o Egito, que, ainda hoje, em Israel, é conhecido pelo seu nome bíblico “Mitsráim”. Os descendentes de Canaã constituíram as sete nações cananaicas, que são, por ordem alfabética: Amorréus, Cananeus, Fereseus, Girgaseus, Heveus, Heteus e Jebuseus. A terminação “eus” pode ser também “itas”. Assim, heteus ou hititas, nossos conhecidos da Ásia Menor.
Os Heveus e Heteus ocuparam a região chamada Edom.
Muitos equiparam os heveus com os horeus. Um exemplo disso é a Septuaginta que traduz, em Gn 34:2 e Js 9:7 em lugar de heveu por horeu. Alguns lêem hitita em lugar de heveu como no caso da NVI em Gn 36:2.
A NVI com relação a Gn 36:2: "Esaú casou-se com mulheres de Canaã: com Ada, filha de Elom, o hitita...", enquanto que a João Ferreira de Almeida diz: "Esaú tomou suas mulheres das filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, heteu",..
Portanto havia extreitas ligações entre os descendentes de Canaã (cananeus), os heteus, os horeus e os hititas devido ao território em que habitavam. Ora eram chamados de hititas, ora de horeus, ora de heteus.
A cidade de Siquém era em Canaã (Gn 33:18). Hamor, pai de Siquém era heveu. Porém, na Septuaginta, aparece que Hamor era horeu.
Diante disso não há uma contradição, e sim apenas um caso de estreita relação territorial em que neste caso não foi algo que ocupava a importância que a Bíblia do cético pretende dá-la. Nisto se percebe nas diversas versões em que ora se fala heveu, ora se fala horeu e ora se fala hitita. E na mente dos tradutores não havia necessariamente uma contradição, pois os três termos significavam que tais pessoas vieram da mesma região.
Um exemplo disso está bem perto de nós: Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, e quem nasce na cidade do Rio de Janeiro (capital) é carioca. Porém, o Brasil inteiro chama quem nasce no estado do Rio de carioca e não de fluminense. E isto implica em contradição? Obviamente que não.
Conclusão
Não há contradição, pois Heteu, hitita, heveu e horeu são variantes designadas às pessoas que vieram da Região de Edom, em Canaã e de descendentes dos cananeus
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