Sidebar

11
Sexta, abr.
61 New Articles

Mulheres que usam maquiagem ganham mais

Maquiagem: os pesquisadores analisaram o salário de 14.600 homens e mulheres e compararam esses dados com as notas dos entrevistadores

Beleza
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

 

Mas um novo estudo da Universidade de Chicago descobriu que a vantagem de ser bonito tem menos a ver com os seus genes e mais com o cuidado pessoal: cabelo, roupa e maquiagem.

Os pesquisadores analisaram o salário de 14.600 homens e mulheres e compararam esses dados com as notas dos entrevistadores, que avaliavam o quanto os participantes eram atraentes e bem cuidados.

As notas variavam de 1 (muito "não atraente"/mal cuidado) até 5 (extremamente atraente/bem cuidado).

Tanto homens e mulheres considerados bonitos ganham 23% a mais que pessoas de aparência mediana.

Se forem muito bonitos, podem ganhar até 40% mais. Ainda que a beleza leve vantagem, pelo menos não existe punição por não ser bonito. 

Pessoas feias não tinham uma diferença estatística de salário com relação às pessoas de beleza média.

Mas a grande novidade do estudo foi separar o que é ser bonito do que é ser bem cuidado.

Geralmente os dois eram considerados uma coisa só, mas quando os pesquisadores separaram os dois fatores, perceberam o ganho extra está mais relacionado a estar bem penteado, bem vestido e maquiado, no caso das mulheres, do que a ser atraente naturalmente.

A pesquisa confirmou de que o cuidado pessoal e a beleza física não necessariamente andam juntos. 11% dos participantes foram considerados mal cuidados, mas bonitos ou muito bonitos. Outros 5% eram muito bem cuidados, mas não eram atraentes.

Quem vai trabalhar mal cuidado ganha 18% a menos do que a média. No outro extremo, quem é muito bem cuidado ganha até 20% a mais.

Estar bem cuidada refletia em um ganho maior para as mulheres do que para os homens.

Uma mulher considerada menos atraente, mas muito bem cuidada, pode ter a mesma vantagem financeira que uma mulher bonita. Com os homens, não é assim.

Os pesquisadores destacam que o fenômeno é uma faca de dois gumes para a mulher.

Se ela pode conseguir ganhar mais com maquiagem e outros artifícios, isso não é só uma opção para ela - é obrigação.

Quase 100% da vantagem salarial que era atribuída à beleza sumia caso a mulher fosse mal cuidada.

Nos homens, essa relação era bem mais diluída - o fator "beleza" só dependia 50% do cuidado pessoal.

Ou seja, dá para ganhar mais que a média sendo bonito e mal cuidado, desde que o profissional seja homem.

O problema vai mais fundo: os pesquisadores concluem que, uma vez que o processo de se vestir e se maquiar adequadamente exige que a mulher preste atenção no seu entorno social, invista tempo e dinheiro e se conforme com o padrão social, essa ideia de estar "bem cuidada" acaba servindo como um controle do comportamento feminino no mercado de trabalho.University.The Conversation

 

 

 

 

Fonte: EXAME

Reditado por: Stop Noticias 2016

Tópicos:Ciência, Feminismo, Machismo

Fotografias: Getty Images

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
We use cookies to improve your experience on our website. By browsing this website, you agree to our use of cookies.
Ok, I've understood! Decline More Info

Cookies Policy


General Use

We use cookies, tracking pixels and related technologies on our website. Cookies are small data files that are served by our platform and stored on your device. Our site uses cookies dropped by us or third parties for a variety of purposes including to operate and personalize the website. Also, cookies may also be used to track how you use the site to target ads to you on other websites.

Third Parties

Our website employs the use the various third-party services. Through the use of our website, these services may place anonymous cookies on the Visitor's browser and may send their own cookies to the Visitor's cookie file. Some of these services include but are not limited to: Google, Facebook, Twitter, Adroll, MailChimp, Sucuri, Intercom and other social networks, advertising agencies, security firewalls, analytics companies and service providers. These services may also collect and use anonymous identifiers such as IP Address, HTTP Referrer, Unique Device Identifier and other non-personally identifiable information and server logs.