O CEO do Fest, Li Ziwei, reflete sobre a evolução de um evento que continua a revelar a próxima geração de talentos cinematográficos da China: “É essencial chamar a atenção para obras obscuras, não convencionais ou imperfeitas, garantindo que recebem o reconhecimento que merecem ”.
Li Ziwei estava a fazer o Teste de Proficiência em Mandarim na Universidade de Comunicação da China, em Pequim, quando ouviu pela primeira vez sobre os planos para inaugurar o que iria evoluir para o FIRST International Film Festival.
Isto foi há 18 anos e, como conta Li, o panorama do cinema na China continuou dominado apenas pelos grandes estúdios de cinema e TV. Mas as mudanças estavam em curso. A tecnologia permitia cada vez mais que os alunos sonhassem alto, à medida que as câmaras de vídeo digital (DV), primeiro, e depois os smartphones, colocavam a produção cinematográfica ao seu alcance.
O fundador do FIRST, Song Wen, começou por lançar um Student DV Film Festival em Pequim antes de o conceito do FIRST tomar forma. Nos 18 anos desde o seu lançamento, o festival conquistou um nicho no cinema chinês como o local onde a “próxima geração” de talentos ganha destaque pela primeira vez.
Li trabalhou ao lado de Song na sua função de CEO do festival. O festival ajudou a lançar carreiras de nomes como Wen Muye, cujo trabalho apareceu pela primeira vez na secção de curtas-metragens do FIRST antes de a sua revolucionária comédia negra, Dying to Survive, de 2018, ter arrecadado uns incríveis 453 milhões de dólares nas bilheteiras chinesas.
Quando o evento deste ano foi lançado a 20 de julho, chegou à cidade anfitriã de Xining a notícia - nos destaques da região central da China - de que outro antigo aluno, o realizador emergente Jiang Xiaoxuan, iria estrear o filme To Kill A Mongolian Horse na barra lateral do Giornate degli Autori de Veneza, depois de ter aparecido no mercado em desenvolvimento do FIRST no ano passado.
“Na FIRST, garantimos firmemente que cada ideia tem a hipótese de ser vista ou ouvida, independentemente do quão complicado o processo possa ser”, diz Li, que reservou algum tempo este ano para falar sobre a evolução da FIRST e olhar para o seu futuro.
Pode contar a história de como surgiu a ideia do seu festival?
Com o aumento das receitas de bilheteira na China, tem havido um apelo crescente dentro da indústria para festivais de cinema profissionais. Identificámos esta procura e fizemos a transição do festival de um evento exclusivo para estudantes para uma celebração em toda a cidade. Esta expansão permitiu-nos apoiar criadores em fase inicial e envolver um público mais vasto. O nosso objetivo era identificar problemas, identificar tendências, resolver problemas e apresentar tendências emergentes no setor.
Um festival de cinema serve como um centro crucial para o intercâmbio de talentos dentro da indústria e deve, por isso, adotar uma abordagem prospetiva e exploratória. O que exigem os cineastas? O que procura o mercado?
Fonte:da Redação e da hollywoodreporter
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP