
Mais de 40 000 participantes, resplandecente em camisetas verdes com sua imagem eo slogan 'Running For The Planet' participou da 15ª edição da corrida através de Addis Adaba.
Gebrselassie, que estava cercado por atletas etíopes superiores, incluindo Tirunesh Dibaba, Sileshi Sihine e Genzebe Dibaba antes e depois da corrida, disparou a pistola de largada antes de juntar-se com as massas a corrida.
Antes da corrida, o campeão do mundo olímpico e oito vezes duas vezes disse que estava triste por estar competindo pela última vez.
"Especialmente aqui na Etiópia, este vai ser o último. Eu sou um pouco, você sabe, triste. O que posso fazer? É mais de 28 anos de funcionamento. Este será o último aqui na Etiópia, ", disse Gebrselassie.
Depois de cruzar a linha de chegada com os pés descalços, Gebrselassie graças a sua família eo povo da Etiópia por seu apoio através de uma carreira que durou 28 anos.
"Eu gostaria de agradecer a todas as pessoas que me apoiaram nos últimos 28 anos, especialmente a minha esposa e filhos e as pessoas da Etiópia e tudo", disse Gebrselassie um sorriso.
Esta não é a primeira vez que a 42-year-old chamou-lhe sai.
No início deste ano, ele disse que estava se aposentando do corredor competitivo depois de terminar 16 na Grande Manchester Run e ele lágrimas aposentado há cinco anos, depois de problemas no joelho o forçou a abandonar a Maratona da Cidade de Nova York, mas voltou a correr alguns meses mais tarde.
Quase imbatível na pista em seu auge, ele ganhou seu primeiro de oito campeonatos mundiais indoor e outdoor em Stuttgart em 1993 e passou a deter o recorde mundial em uma variedade de diferentes eventos de longa distância, incluindo a maratona, tornando-se uma inspiração para as gerações de aspirantes a corredores etíopes.
"Haile tem sido uma inspiração para todos os jovens atletas etíopes", disse o corredor e ventilador Hailu Yirug.
"Eu não me sinto mal porque ele tem feito muitas substituições. Ele serviu o suficiente e É um processo. Não há problema, porque ele tem sido motivo de muitos jovens atletas que vemos hoje."
Medalhas olímpicas de Gebrselassie veio nos 10 000 metros nas Olimpíadas sucessivas, de 1996, em Atlanta e 2000 em Sydney.
STOP © Reuters
