Jemina Jelagat Sumgong se sagrou campeã da maratona olímpica feminina neste domingo (14 de agosto). A atleta do Quênia terminou o percurso de 42.195km em 2h24min04s para garantir a medalha de ouro ao seu país, já acostumado com as vitórias na modalidade em solo verde e amarelo. Eunice Kirwa, do Bahrain, terminou na segunda colocação, nove segundos mais lenta que a rival, enquanto a etíope Mare Dibaba, completou o pódio ao cruzar a linha de chegada em 2h24min30s.
Detentora da medalha de ouro em Londres 2012, a Etiópia teve duas atletas que figuraram entre as primeiras posições durante boa parte da prova. Tirfi Tsegaye e Mare Dibaba sinalizavam que brigariam por um lugar no pódio e de fato o desempenho mostrado por ambas ao longo de diversos pontos do Rio de Janeiro acabou resultando na quarta e terceira colocação, respectivamente.
Já Eunice Kirwa se manteve firme e com bom ritmo para ficar com a prata. A queniana naturalizada barenita utilizou sua experiência em provas no Brasil – venceu a Maratona de São Paulo e a Meia Maratona de Belo Horizonte – para colecionar mais uma medalha no país.
Contando com três representantes, o Brasil sequer chegou perto das primeiras colocações e teve Adriana Aparecida da Silva como melhor atleta na prova, ficando na 71ª colocação. Marily dos Santos (78ª) e Graciete Santana (129ª) foram as outras duas competidoras anfitriãs.
Fonte:GAZETA PRESS
Reditado para:Noticias Stop 2016
Fotografias:Getty Images / Reuters