24
Qua., Jul.
0 New Articles

Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier vencem Prémio Nobel da Física

Ciência
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Prémio Nobel da Física de 2023 foi atribuído esta terça-feira, 3 de Outubro, ao trio composto pelo francês Pierre Agostini, ao austro-húngaro Ferenc Krausz e à franco-sueca Anne L'Huillier pelo trabalho de investigação realizado sobre o movimento dos electrões no interior de átomos e moléculas.


A Academia Sueca de Ciências atribuiu o Prémio Nobel da Física de 2023 ao trio composto pelo francês Pierre Agostini, ao austro-húngaro Ferenc Krausz e à franco-sueca Anne L'Huillier por observarem electrões nos átomos na mais pequena fração de segundo.
O Júri refere que os três investigadores foram recompensados ​​por criar “pulsos de luz extremamente curtos que podem ser usados ​​para medir os processos rápidos durante os quais os elétrons se movem ou mudam de energia.

A Real Academia de Ciência da Suécia explica que esta descoberta abre a porta à física de "attos segundos" e permite um avanço na “investigação de processos tão rápidos que anteriormente eram impossíveis de seguir”. A investigação poderá ter aplicação em várias áreas, desde a electrónicas à saúde.

A francesa Anne L'Huillier torna-se a quinta mulher a receber o Prémio Nobel, depois de Marie Curie (1903), Maria Goeppert-Mayer (1963), Donna Strickland (2018) e Andrea Ghez (2020).


Ontem, o Prémio Nobel de medicina foi atribuído conjuntamente à investigadora húngara Katalin Karikó e ao americano Drew Weissman pelas descobertas que permitiram desenvolver vacinas à base de RNA mensageiro contra a covid-19.

Os restantes Prémios Nobel serão anunciados nos próximos dias, seguindo-se o galardão da Química (4 de Outubro), da Literatura (5 de Outubro) da Paz (6 de Outubro) e da Economia (9 de Outubro).

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus