
Que acontece quando estrelas 'devoram' planetas? Um estudo brasileiro recente oferece respostas fascinantes sobre este encontro cósmico entre mundos e estrelas. Quando uma estrela entra na fase de gigante vermelha, ela aumenta de tamanho e pode engolir planetas que orbitam perto dela. O calor extremo e a pressão resultantes da expansão destroem o planeta, disseminando o seu material no interior da estrela ou na sua superfície. Esta ingestão não é apenas uma ideia de ficção científica: pode deixar marcas detectáveis pela observação espectral, revelando sinais químicos de material planetário que se mistura com o seio estelar. Os cientistas discutem ainda como a absorção de matéria e de momento angular de um planeta pode alterar o comportamento da estrela durante a sua evolução. O estudo brasileiro analisa modelos que ligam diferentes tipos de planetas — desde rochas até gigantes gasosos — a estes sinais observáveis, ajudando a compreender a história de muitos sistemas estelares pelo cosmos. Estas descobertas não só iluminam o destino de planetas ao redor de outras estrelas, como também nos ajudam a imaginar o nosso próprio futuro cósmico. Fascinado com os mistérios do nosso planeta? Comente abaixo a sua opinião e registe-se no Portal STOP para explorar mais artigos de ciência!
Fonte: da Redação e Agências de Entretenimento
Reeditado para: Noticias do Stop 2026
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. daa08e7f2f
