Trata-se de uma recomendação saída da trigésima sétima cimeira da organização que teve lugar, este fim-de semana, em Pretória, segundo revelou o Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
Oldemiro Balói disse que a África do Sul surpreendeu os outros Estados-membro com a apresentação da proposta de criação do comité que servirá para a partilha de conhecimentos destinados a gerir uma economia regional, baseada no gás.
“Devo confessar que esta proposta, acolheu-nos de surpresa. Não houve qualquer informação prévia, ao nível dos altos funcionários, a nível do Conselho de Ministros, creio na Cimeira, no discurso da abertura do Presidente da África do sul. Naturalmente que causou-nos alguma apreensão, mas preferimos primeiro entender do que se trata, que é para não haver alguma reacção, que pudesse ser interpretada como eventual bloqueio, falta de vontade de cooperar, e isso é contra a natureza da própria SADC”, Frisou o ministro Oldemiro Balói. (RM)
O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, disse que a cimeira da SADC apreciou e deixou algumas recomendações para o Reino do Lesotho que incluem reformas da Constituição e das forças de defesa e segurança.
Fonte:da Redação e Por RM
Reditado para:Noticias do Stop 2017