11
Sábado, jan.
55 New Articles

Guiné-Bissau: PAIGC acusa PGR de estar ao serviço da Presidência

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) considera que o Procurador-Geral da República (PGR) está ao serviço do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló. A acusação surge depois de o líder do partido, Domingos Simões Pereira, ter sido convocado pelo Ministério Público.


Em comunicado, o PAIGC alega não haver nenhum processo judicial contra o também presidente da Assembleia Nacional Popular e denuncia intenções políticas.

O PAIGC entende que o Procurador-Geral da República, Bacari Biai, está ao serviço do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló na sua saga de perseguição aos adversários políticos, sublinhando que não existe nenhum processo judicial contra Domingos Simões Pereira.

O partido considera a convocação do seu líder através de um “edital erróneo” uma forma de denegrir a imagem de Domingos Simões Pereira.

Para o PAIGC é de lamentar que o Procurador-Geral da República pense que o poder do Ministério Público se sobrepõe a outros poderes da República, sobretudo os de natureza política.

 

O partido repudia qualquer tentativa de instrumentalização do Ministério Público para fins políticos e chama a atenção da comunidade internacional para a actuação do Procurador-Geral, Bacari Biai, a quem acusa de desmandos.

Num outro comunicado, do gabinete de Domingos Simões Pereira, enquanto presidente do Parlamento guineense, é referido que não existe nenhum processo judicial contra Simões Pereira, mas sim um processo de intenção política conduzido pessoalmente pelo Procurador, Bacari Biai.

Entretanto, as portas do parlamento guineense, actualmente dissolvido, foram reabertas na terça-feira, apenas para atendimento de expedientes e o Governo convida os funcionários administrativos do parlamento a retomar os serviços a partir desta quarta-feira. Quem não comparecer será penalizado.

Não há nenhuma indicação sobre a data em que os deputados poderão retomar os seus trabalhos. Na prática, quem orienta o funcionamento do parlamento é a segunda vice-presidente, Satu Camará, do partido Madem G-15.

Mussá Balde, Bissau


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus