e empreenderam na área. O site Dicas de Fotografia selecionou cinco dicas importantes para quem deseja se profissionalizar na área.
1 – Amar o que se faz: Sim, é clichê, mas mesmo sendo bem básica tem gente que não pega essa dica. Fotografe o que te dá prazer e satisfação. É importante trabalhar com o que se ama. Quem gosta de moda deve trabalhar com moda. Quem não se dá bem com crianças, não deve inventar de fotografá-las, já que não terá o menor jeito para lidar com os pequenos.
2 – Dedicação: O que isso quer dizer? Em vez de ficar procurando por uma “sacada genial” para adicionar ao seu trabalho, simplesmente foque naquilo que é essencial e faça isso bem. A sua assinatura de e-mail tem seu telefone? As informações no seu orçamento estão bem dispostas e organizadas? Seu site está bonito e funcional? Pense nesses detalhes para surpreender seu público.
3 – Nicho: Uma dica é focar no que você faz bem e seguir essa linha. Isso é uma dica essencial em qualquer guia de empreendedorismo, mas ainda ignorada por muitos fotógrafos que insistem em fazer de tudo um pouco, sabendo somente um pouco de tudo. Ninguém é obrigado a fotografar somente um assunto (se você gosta de fotografar outras coisas e a oportunidade aparece, vá em frente), mas tente focar o seu nome em uma área específica, canalizando os esforços em ser o melhor daquela área. Alguém consegue lembrar o nome de um fotógrafo famoso por fotografar tudo? É claro que não! Henri Cartier-Bresson é famoso pelo fotojornalismo, Vinícius Matos pelas fotografias de casamentos e Renato Miranda pelo uso do flash remoto. Quanto mais específico, melhor.
4 – Proximidade: Não tem nada pior do que ser tratado como um número, ainda mais quando se trata de um trabalho tão próximo como o de um fotógrafo que é contratado para clicar momentos íntimos e familiares. É só lembrar também de como somos tratados pelas companhias telefônicas para confirmar que ser só mais um cliente entre milhões não é nada divertido. Cuide do seu cliente (seja empresa ou pessoa física) com carinho e pelo nome e verá que ele deixará de ser um “cliente” para virar um “freguês”.
5 – Invista no seu negócio: Quanto você investe no seu trabalho? Se sua fotografia já te traz algum dinheiro (ou se ela é sua ocupação principal), quanto desse dinheiro você investe de volta? Não se trata apenas de equipamentos, mas sim, de tudo que pode melhorar a vida do seu cliente. Um curso ou workshop, um site ou blog bem feito, a decoração do seu estúdio ou até a qualidade do café que você oferece ao seu cliente durante a sessão: separe uma parte do que você ganha para investir e, aos poucos, vá deixando o que já está bom ainda melhor.