19
Sex., Abr.
0 New Articles

Ucrânia denuncia ataque russo em grande escala contra infra-estruturas eléctricas

Ucrânia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A Ucrânia denunciou, esta sexta-feira de manhã, estar a ser alvo de um ataque russo em grande escala com mísseis e drones explosivos contra instalações de energia. A ofensiva acontece depois de o presidente ucraniano Volodimir Zelensky ter estado em Londres, Paris e Bruxelas para pedir mais armas aos aliados europeus.

De acordo com a Força Aérea da Ucrânia, a Rússia disparou "seis mísseis de cruzeiro Kalibr, até 35 mísseis guiados antiaéreos S-300 nas regiões de Kharkiv e Zaporijjia e utilizou sete drones Shahed". A mesma fonte acrescentou que “cinco mísseis de cruzeiro Kalibr e cinco drones Shahed foram destruídos”.

Os alvos foram novamente infra-estruturas eléctricas, deixando milhões de pessoas ao frio em pleno inverno. A cidade de Zaporijjia sofreu o pior bombardeamento desde o início da guerra, há quase um ano, com, pelo menos, 17 mísseis a visarem infra-estruturas essenciais. Na região de Kharkiv, foram registados incêndios na sequência dos mísseis.

Responsáveis regionais também assinalaram importantes danos em Dnipropetrovsk, no centro do país, e Khmelnitskyi, no oeste. Pelo menos três explosões foram ouvidas em Kiev.

A ofensiva contra as instalações de energia acontece no regresso do Presidente Volodimir Zelensky de Londres, Paris e Bruxelas onde foi pedir aos seus aliados europeus mísseis de longo alcance e aviões de caça. Apesar de não ter obtido uma resposta positiva imediata, perante as reticências face ao perigo de escalada com a Rússia, o Presidente francês Emmanuel Macron disse, na noite de quinta-feira, “não excluir absolutamente nada”, mas que a prioridade era ajudar Kiev a resistir nas próximas semanas.

Ainda esta manhã, a Ucrânia afirmou que dois mísseis russos sobrevoaram a Roménia, membro da NATO. Bucareste desmentiu. O ministério da Defesa romeno indicou que "o sistema de vigilância aérea detectou um projéctil lançado a partir de um barco russo no Mar Negro" em direcção à Ucrânia, mas que "não entrou no espaço aéreo romeno".

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus