20
Sáb., Abr.
0 New Articles

Guerra na Ucrânia entra no quinto mês sem sinais de fim à vista

Ucrânia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O conflito na Ucrânia entra hoje no seu quinto mês. O dia de ontem foi marcado por um ataque ao porto de Odessa, as autoridades locais continuam a preparar as infra-estruturas para a exportação dos cereais bloqueados. Apesar das tentativas de mediar a disputa, o conflito ainda não mostra sinais de fim à vista.


Depois de importantes conquistas nas últimas semanas, o exército russo assumiu o controlo de Lugansk, e já trabalha para capturar o Oblast de Donetsk. Nas regiões de Kherson, Kharkiv e Mykolaiv, os bombardeamentos continuam a fazer-se sentir.

Embora o objectivo anunciado fosse de capturar a totalidade da histórica região do Donbass, o presidente Vladimir Putin já mira para além do leste da Ucrânia.

Ainda que o exército ucraniano tenha conseguido repelir diversos ataques russos, contando com um certo apoio logístico e militar do Ocidente, a artilharia russa continua a devastar cidades inteiras.

O cansaço e o desespero da população são sinais do drama vivido.

Até ao momento, o balanço de vítimas deste conflito permanece desconhecido, uma vez que não foram estabelecidos números oficiais, devido à guerra de informação que opõe os dois lados.

No entanto, as Nações Unidas recensearam cerca de 5000 mortos, dentro dos quais constam mais de 300 crianças. O número de deslocados eleva-se a mais de 9,5 milhões de pessoas.

Recorde-se que a 24 de Fevereiro, sob o pretexto de uma “operação militar especial”, o presidente russo desencadeou uma ofensiva no leste da Ucrânia.

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus